Enfrentamento exige atendimento integrado

CEV encaminhará propostas de Audiência Pública

Compartilhe!

1 curtiu

A problemática da população em situação de rua em Santos deve ser enfrentada de forma integrada, envolvendo não apenas esforços da assistência social, mas também da saúde, educação, cultura e geração de empregos.

O enfoque foi defendido pela secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Gonelli.

Ela esteve no dia (19/10), na Câmara de Santos, especialmente para participar de Audiência Pública convocada pelo vereador Adilson Júnior (PT), que preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para acompanhar e fiscalizar as políticas públicas, privadas e do Terceiro Setor voltadas para a questão da população de rua.

Segundo declarou Adilson Júnior, a temporada está próxima e neste período sempre aumenta a população em situação de rua. “Precisamos achar soluções”, enfatizou o vereador.

A audiência pública contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, da chefe do Departamento de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde, Carla Gonzaga, que representou o secretário Odílio Rodrigues Filho, dirigentes de entidades que atuam na área, comunidade e os principais interessados, os moradores em situação de rua.

Entre inúmeras propostas – que serão consolidadas pelo presidente da CEV para encaminhamento às autoridades – foi destacada a necessidade de modernizar os equipamentos e humanizar o atendimento à população em situação de rua.

Nesse sentido, foi reiterada a necessidade de mudança da Central de Atenção à População, que abriga os moradores de rua em instalações totalmente inadequadas na Praça Iguatemy Martins, atrás do Mercado Municipal.

O secretário Carlos Teixeira Filho disse que está em processo a locação de um novo imóvel para a Central e revelou que a partir de novembro começam os trabalhos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas-Pop), que terá recursos do Governo Federal, por meio do MDS.

Conforme sintetizou o vereador Adilson Júnior, além de encaminhamentos visando proporcionar atendimento integrado à população em situação de rua, a CEV adotará providências para que o assunto passe a ser debatido em caráter metropolitano, envolvendo os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Presidida por Adilson Júnior, a CEV é integrada pelos vereadores Cassandra Maroni Nunes (PT), Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), Marcelo Del Bosco (PPS), Sadao Nakai (PSDB), Benedito Furtado (PSB) e Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB).

Gabinete: R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100 – www.adilsonjunior.com.brE-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

 

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045

Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668