Empresário recebe o Título de Cidadão Emérito

Ele será homenageado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (dia 3 de maio), a partir das 19h, na sala Princesa Isabel, o empresário Antônio Carlos Fonseca Cristiano receberá o Título de Cidadão Emérito Santista. A homenagem, sugerida pelo vereador Odair Gonzalez (PR), tem como objetivo enaltecer a nobreza do empreendedor que fez e faz história em Santos.

“O Caio [apelido de Antônio Carlos] é um homem extremamente ousado, otimista e determinado, e são pessoas iguais a ele que merecem nosso reconhecimento, mesmo porque, nossa Cidade cresceu muito com o sucesso desse batalhador”, pondera Gonzalez.

As palavras do vereador são comprovadas pelos funcionários que acompanham o empresário há muitos anos. Esse é o caso da tesoureira Sueli Corrales Gomes Martin que atua na empresa há 31 anos, época em que Sr. Osvaldo Cristiano, pai de Caio, ainda atuava como diretor. Hoje, ela acompanha a mesma parceria, só que desta vez entre Caio e Tiago, filho de 28 anos do empresário com a dona Magnólia.

“Todos eles são muito bons e o Sr. Caio é uma pessoa muito simples que sempre pensa em ajudar alguém, além de ser muito corajoso e batalhador. Por isso, o tenho como um exemplo a ser seguido”, afirma a funcionária.

A mesma opinião é compartilhada pelo assessor de Recursos Humanos, Fernando Emil Nogueira, que lembra o primeiro contato que teve com Caio. “Fui fazer um serviço que ia durar três meses e acabei ficando 16 anos”, brinca o homem de confiança que define o chefe como uma pessoa extremamente dinâmica, visionária e detentor de uma inteligência acima da média.

José Edgard Laborde Gomes, o outro homem de confiança de Caio, que é responsável pelo departamento jurídico da Marimex, defende que a principal característica do patrão é o otimismo. “Ele acredita em tudo que faz. Para ele nada é impossível e isso vem de seu espírito de batalha”.

Um pouco da história

Diretor-presidente da Marimex Instalações Portuárias Alfandegadas desde 1977, Sr. Caio, como é conhecido por todos, ingressou no setor ainda jovem, depois de decidir acompanhar o pai na direção de uma Comissionária de Despachos.

Seis anos depois, o pai se afastou do cargo e Caio assumiu a empresa em meio à crise. Ele lembra que na época em que o pai faleceu, mesmo vendendo todos os bens da família, ainda tinha uma dívida de um milhão e meio de dólares.

Situação crítica que para muitos seria o suficiente para cair em desespero, mas a atitude de Caio foi completamente diferente. Ele reduziu o quadro de funcionários e deu continuidade à negociação das dívidas.

Dezesseis anos se passaram e hoje Caio é reconhecido como um dos grandes empresários de Santos. Dos 24 funcionários que a Marimex tinha em meio à crise, hoje a empresa conta com um efetivo direto de 1.114 empregados. Para Caio, a receita para o sucesso é simples: "paciência, perseverança, trabalho, trabalho, trabalho”. E é por essas e por outras que o senhor Antônio Carlos Fonseca Cristiano receberá o Título de Cidadão Emérito Santista.

Daniela Rocha (13) 7816.0158
Assessora de imprensa do vereador Odair Gonzalez