Emoção marca entrega do título a Ninho

Solenidade aconteceu na Sala Princesa Isabel

Curtir

Raramente a Câmara Municipal de Santos recebeu um público tão entusiasmado numa entrega de título de Cidadão Santista, como na sessão da última sexta-feira (17/09/10). O homenageado, Airton Rabelo de Souza (Ninho) diretor da creche Cantinho da Criança, no Rádio Clube,  foi aclamado com gritos e aplausos, por parte de   um plenário lotado, quando ingressou no recinto da Sala Princesa Isabel, na noite do último dia 17 de setembro, para receber a homenagem .

A sessão também teve outro componente para o clima de  forte emoção: o presidente do legislativo, Marcus de Rosis,  que na véspera havia perdido sua mãe,   fez questão de manter o compromisso assumido com Furtado e presidiu a sessão, mas não conteve as lágrimas ao ouvir a música “ Gente Humilde” interpretada por Ângela Maria > A música  serviu, segundo o vereador Benedito Furtado,  como pano de fundo a uma dupla homenagem, a Ninho e a dona Odete, a matriarca que passou para uma outra dimensão, ¨ mas estaria  ali, assistindo a uma bela cerimônia¨. Outros vereadores prestigiaram o evento, como Manoel Constantino, nordestino como Ninho e Marcelo Del Bosco.

O vereador Benedito Furtado, autor da propositura, não escondeu sua  emoção ao  homenagear um homem do povo, de origem nordestina, como ele, e que por meio de um forte trabalho comunitário na Zona Noroeste, conseguiu conquistar dezenas de amigos, desde moradores da favela até intelectuais que atuam em movimentos de cidadania, como o professor Célio Nori, o  advogado Sérgio Sérvulo da Cunha, e o deputado Márcio França que prestigiaram o evento. Vários representantes de Ongs e Sindicatos também estiveram presentes ao evento.

Furtado discorreu sobre a trajetória de Ninho, que chegou a Santos, ainda criança, ao lado de 8 irmãos e da mãe viúva, vindo de Lagarto em Sergipe, onde a família mantinha um pequeno sítio, e a luta que todos travaram para iniciar nova vida em Santos.   Furtado lembrou o trabalho que Ninho  vem realizando em prol das famílias menos favorecidas, ajudando a resolver questões relacionadas à Saúde, Obras, Educação, Cidadania, Transporte, inicialmente por meio do  Clube de Bocha, do qual foi presidente durante vários anos e  a partir de 2.000, na presidência da creche. Furtado normalmente é procurado por Ninho  para ajudar a resolver as questões da comunidade.

A creche além do atendimento convencional às crianças, mantém também espaço para atendimento social, jurídico, dentário, além de manutenção de oficinas de arte e esportivas, para crianças, jovens, adultos e idosos.  A unidade, que inicialmente tinha menos de 20 crianças matriculadas, passou, sob a presidência de  Ninho a ocupar 6 casas, com atendimento a   350 crianças com gestão comunitária. Os recursos são garantidos por  parcerias com o poder público, empresas  e um corpo associativo.  Todo o processo de documentação da creche para a realização de convênios teve auxílio  do vereador Benedito Furtado, que acompanhou, passo a passo, a trajetória dessa instituição.