Emoção em homenagem à colônia japonesa

O imóvel que havia sido confiscado na Segunda Guerra Mundial foi devolvido à Associação Japonesa de Santos

1 curtiu

Não faltaram lágrimas, risos eufóricos e emoção na solenidade que marcou a devolução para a colônia japonesa de imóvel que havia sido confiscado durante a Segunda Guerra Mundial. A assinatura do contrato de cessão que permite à Associação Japonesa de Santos voltar a ocupar a Casa da Rua Paraná, 129, aconteceu na manhã de sábado, dia 9 de dezembro, com o salão da edificação (ocupado anteriormente pelo Exército) repleto de autoridades e amigos da entidade.

Entre os convidados a compor a mesa, o vereador Reinaldo Martins representou a Câmara Municipal, que prestou homenagem à luta da Associação ofertando uma placa comemorativa, conforme Decreto Legislativo de sua autoria, aprovado em plenário no último mês.

A solenidade contou com as presenças do procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Lucena Adams; da secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke; do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Masuo Nishibayashi; do prefeito João Paulo Tavares Papa; dos deputados estaduais Maria Lúcia Prandi e Fausto Figueira; do presidente da Associação Japonesa de Santos, Hiroshi Endo, além da deputada Telma de Souza, a quem o cônsul-geral do Japão agradeceu muito pela persistência e perseverança em trabalhar durante muitos anos pela reconquista da Casa.

HOMENAGEM DA CÂMARA

Além da assinatura do contrato de cessão do imóvel, a Associação Japonesa de Santos foi homenageada pelo Legislativo santista, com uma placa comemorativa. Nos dizeres da placa que reverencia a luta pela devoluão do imóvel, Reinaldo, autor da propositura, sugeriu a colocaão de um antigo provérbio japonês que diz: "Seja tão duro quanto o mundo exija de você e tão suave quanto o mundo permita que você seja". Para o vereador, o provérbio "sintetiza bem essa luta de anos da colônia japonesa em Santos, silenciosa, mas sempre combativa".

Ao receber a placa, o presidente Hiroshi Endo agradeceu o gesto da Câmara e disse que foi mais um presente para toda a colônia.
Participaram também da solenidade vários secretários municipais e representantes de entidades e empresas ligadas à colônia nipônica.