Emendas parlamentares para o xadrez

Vereadores ajudam alunos campeões da Escola Bernal

A equipe de xadrez da Unidade Municipal de Ensino Maria de Lourdes Borges Bernal, no Castelo, Zona Noroeste, já exibi uma coleção infindável de troféus e leva o nome da Cidade de Santos por todo o Brasil. Cerca de 100 alunos participam da iniciativa, que garantiu à escola o título de pentacampeã brasileira de xadrez escolar. O próximo destino dos alunos será Caxambú, em Minas Gerais.

O presidente da Câmara, o vereador Adilson Junior, e os vereadores Fabiano Reis e Rui de Rosis ajudaram esse ano com verba de emendas parlamentares que possibilitam que os alunos participem de competições.

“Ficamos felizes de poder contribuir com emenda parlamentar e apoio do nosso mandato para o desenvolvimento dessas crianças através do xadrez”,  afirma Adilson.
Por entender a importância da valorização do esporte e pensando no desenvolvimento intelectual dos pequenos moradores da Zona Noroeste, Fabiano destinou a verba parlamentar para a iniciativa. “Só a Educação é capaz de promover uma revolução silenciosa na sociedade!”.

“O esporte muda destinos e corrige grandes injustiças sociais. O histórico da minha família me mostra que o esporte é uma condução para a evolução do jovem e assim ele se tornar um grande homem. Então investir nele é sempre a melhor opção”, diz Rui de Rosis.

Conforme o professor responsável pelo projeto, Fernando Luiz Simões de Aguiar, a prática do jogo de xadrez desenvolve várias habilidades. “Melhora a concentração, desenvolve a tomada de decisões, estimula a memória, trabalha a paciência, aumenta a autoconfiança”, explica o professor ao ressaltar que o esporte também estimula o planejamento, a responsabilidade e o respeito mútuo.

Histórico

As atividades de xadrez na Bernal começaram em 2002, com incentivo da diretora Maria Cristina e do coordenador pedagógico Enio Amaral Tibagy. Foram realizadas até 2004, pelo secretário da escola, Luís Antônio Geres. Em 2006, com a chegada do professor de Educação Física Fernando Luiz, retomou-se o ensino da modalidade. A princípio, 15 alunos participavam das aulas e eventualmente de algum encontro enxadrístico entre escolas da região.

A partir de junho de 2007, a unidade passou a participar efetivamente dos circuitos de xadrez escolar. “A presença em cada torneio é possível graças ao esforço conjunto de pais, comunidade, alunos, direção da escola, professores e Secretaria de Educação”. Ele ressaltou que o xadrez é uma alternativa a mais para os alunos e uma atividade de significativo valor pedagógico, com baixo custo de aplicação financeira e com possibilidade de ser realizada nas dependências da escola. Além disso, contribui para o processo de ensino-aprendizagem.

Principais Títulos da UME Bernal no Xadrez Escolar

• Vice-Campeã Brasileira de Xadrez Escolar – Araxá/MG – 2009

• Campeã Brasileira de Xadrez Escolar – Poços de Caldas/MG 2010

• Vice-campeã da VII Copa Ayrton Senna de Xadrez Escolar – São Paulo/SP – 2010