Educadora recebe título de "empregadora do ano"

Homenagem é de autoria da vereadora Suely Morgado

Compartilhe!

1 curtiu

A professora Lúcia Maria Teixeira Furlani recebeu o título de “Cidadã Empregadora do Ano” em sessão solene da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira, dia 11/03/08, às 19 horas, na Sala Princesa Isabel. A escolha foi feita por uma comissão de vereadores, que aprovou por unanimidade a indicação feita pela vereadora Suely Morgado (PT). Na ocasião estiveram presentes várias autoridades, entre elas a deputada estadual Maria Lúcia Prandi.

Além de presidir a Escola e a Universidade Santa Cecília, Lúcia é presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e delegada regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

A honraria foi criada pelo Legislativo em 1998 com a finalidade de homenagear as pessoas que se destacam na geração de empregos no município.

Para Suely Morgado, “a professora Lúcia Teixeira é exemplo de liderança empresarial moderna, que se preocupa com o desenvolvimento econômico do município e tem sensibilidade para perceber que as organizações precisam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”.

A vereadora lembra que ela é responsável por uma instituição educacional que reúne mais de 1.500 funcionários e professores, cuja responsabilidade social está expressa nos mais de 800 mil atendimentos registrados pelos serviços comunitários prestados pela Unisanta. A vereadora destaca ainda a criação do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos, o Nese, como relevante para a orientação de políticas públicas que se destinem ao desenvolvimento econômico e a ampliação do mercado de trabalho na região.

Por fim, Suely considera que a linha de atuação definida por Lúcia Teixeira no Santos Bureau vem dando visibilidade ao turismo regional, criando novas oportunidades de emprego e negócios nesse setor. 

Mais informações: 3219-5707
Gabinete Vereadora Suely Morgado

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA SUELY MORGADO, EM 11/03/20008, NA ENTREGA DA PLACA “CIDADÃ EMPREGADORA DO ANO” (2006) A LÚCIA MARIA TEIXEIRA FURLANI.

Srs, sras., autoridades presentes,

Quando indiquei a professora Lúcia Maria Teixeira Furlani para receber o título “Cidadão Empregador do Ano”, referente a 2006, houve a imediata adesão dos demais vereadores que compunham a comissão encarregada dessa escolha.

O nome da professora Lúcia foi aceito com entusiasmo, porque ela é reconhecida por sua liderança, empreendedorismo, dedicação e engajamento nas atividades nas quais está comprometida. Mas é a primeira vez que uma mulher recebe esse título, tanto que tivemos de adaptar os dizeres da placa do Legislativo para “Cidadã Empregadora do Ano”, o que merece registro nesta cerimônia pelo ineditismo, e por estarmos no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Lúcia é formada em Psicologia, com mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo. Ou seja, é uma pessoa com visão humanista, que encara a escola como um espaço onde o relacionamento harmonioso entre professores e alunos é fundamental para o êxito da aprendizagem.

Esse perfil de solidariedade e de respeito ao próximo foi sendo delineado desde menina. Lúcia acompanhou a luta de seus pais, Milton e Nilza Teixeira, que, ao lado da tia Emília, decidiram inaugurar uma escola primária no bairro do Macuco, voltada inicialmente para os filhos de operários e portuários. Era uma escola pequena, então com apenas 26 alunos, mas que Lúcia e seus irmãos, Silvia, Cecília e Marcelo ajudaram a fazer crescer e, aos poucos, atender outras faixas etárias até a criação dos primeiros cursos universitários.

Lúcia, a exemplo dos irmãos, começou a trabalhar humildemente como auxiliar de secretaria e foi galgando espaços, conhecendo a estrutura, assumindo responsabilidades, até ocupar a presidência do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que hoje mantém a Universidade e o Colégio Santa Cecília.

Trata-se de uma instituição educacional com números surpreendentes. Atualmente, possui 1.500 funcionários e professores e cerca de 15 mil alunos matriculados, da Educação Infantil à Pós-Graduação. A Santa Cecília presta ainda uma vasta gama de serviços comunitários, registrando mais de 886 mil atendimentos, apenas no triênio 2004-2006.

Importante destacar também o Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, o Nese, criado pela Unisanta em 1997, órgão que é responsável por levantamentos que propiciam a aplicação de diretrizes para o encaminhamento de políticas públicas por parte dos órgãos governamentais e no direcionamento dos investimentos empresariais e na absorção e capacitação do mercado de trabalho. Outro braço importante da Unisanta é o Sistema Santa Cecília de Comunicação, pioneiro em nossa região no campo da rádio e tevê educativas.

Como dissemos, Lúcia pauta suas ações no mundo dos negócios com um olhar especial, que dá importância ao bem-estar da coletividade. É dessa maneira que ela representa a delegacia regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, assim como orienta as ações de valorização do turismo regional como presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

Uma mulher cuja sensibilidade a leva também para outros caminhos. O talento para a literatura é uma de suas facetas. Algumas de suas obras estão relacionadas diretamente com a Educação. É o caso de “A Identidade dos Jovens Moradores da Cidade de Santos”, na qual traçou o diagnóstico dos jovens no momento da recuperação da autonomia política de Santos, e ”Autoridade do Professor - Meta, Mito ou Nada Disso”, livro que está na 13ª edição, e que é adotado em cursos de Graduação, Pós-Graduação, além de ser uma das referências obrigatórias na bibliografia de  teses de Mestrado e Doutorado que tratam  do relacionamento professor-aluno no ensino superior .

Seu livro “A Claridade da Noite - Os Alunos do Ensino Superior Noturno“ embasou o atual Plano Nacional de Educação e tornou-se referência ao fornecer dados inéditos e propostas para a melhoria do ensino superior do País.
Seu interesse pelo universo feminino é evidenciado no livro “Fruto Proibido – Um olhar sobre a mulher”, em que aborda a trajetória de mulheres célebres.  Depois, quando foi eleita para a Academia Santista de Letras, Lúcia decidiu resgatar a memória da jornalista, escritora e militante política, Patrícia Galvão, a Pagu. A partir dessa pesquisa, promoveu exposições e lançou o livro “Croquis de Pagu” e o documentário “Pagu - Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”. Hoje, a Unisanta abriga o Centro de Estudos Pagu, com um acervo de 2.308 arquivos, entre digitais e originais de documentos históricos.

Seria exagero dizer que há semelhanças entre Lúcia e Pagu - por serem de épocas, trajetórias e comportamentos muito distintos -, mas ouso dizer que a nossa homenageada foi contagiada pela vida da musa do movimento modernista. Antropofagicamente, Lúcia a reviveu e não é por menos que o filho da jornalista, Rudá de Andrade, não hesitou em afirmar que ela era uma semente de Patrícia Galvão.
Casada com César e mãe de Lucas, teve em seu filho a inspiração para seu mais recente trabalho: “Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo”, publicação direcionada ao público infanto-juvenil, que já está na terceira edição.

Enfim, esta noite homenageamos uma mulher por suas iniciativas na geração de empregos e na formação profissional de milhares de jovens, mas que tem profundas ligações com a cultura e com a cidadania. Estou muito satisfeita de entregar esta honraria, porque sei que represento milhares de santistas que vêem em Lúcia Teixeira uma líder empresarial moderna, antenada com as radicais mudanças sofridas pela sociedade mundial nos últimos tempos, que entende a responsabilidade social como uma forma de as organizações contribuírem para o desenvolvimento econômico sustentável, tendo como preocupação o compromisso ético e a qualidade de vida desta e das futuras gerações.

Muito obrigada,