Educação e o Legislativo

Alunos do Colégio Novo Tempo visitam o Legislativo

Compartilhe!

1 curtiu
Uma ação na escola que trabalha a educação cidadã e incentiva os alunos a participarem mais da política trouxe, nesta quinta-feira (25/10), 30 alunos entre 12 e 13 anos do 7º do Colégio Novo Tempo para participar do Visite a Câmara. Os alunos foram recepcionados pelo vereador Braz Antunes.

“Dentro do projeto que trabalhamos em sala de aula, incentivamos o conhecimento das leis e dos deveres dos jovens na sociedade”, explicou Fabiane Silva, professora coordenadora do colégio.

O vereador Braz, além de explicar o funcionamento da Casa e dos parlamentares aos alunos, respondeu questionamentos sobre a Lei Orgânica do Município, soluções para os moradores de rua, divisões das zonas da cidade, segurança pública, saúde, entre outros.

“É muito importante essas visitas porque estreita a relação dos jovens com a política, mostrando que não deve existir barreiras entre o Legislativo e o mundo civil”, afirma Braz.

Reivindicações

O bate-papo também gerou reivindicações, como por exemplo, o pedido para acrescentar mais lixeiras na orla da praia. Segundo a aluna Julia Elias, de 13 anos, muitos turistas precisam carregar por muito tempo o lixo que irá descartar até uma lixeira mais próxima ou então fazer o descarte de maneira irregular.

A aluna Ana Clara, 13, comentou sobre as cancelas das praias de Santos que ao invés de estarem deitadas, como determina a lei, estão em pé, o que facilita a entrada de veículos de passeios no local. Pela lei, apenas veículos oficiais podem ter acesso liberado. O vereador se propôs a apresentar as reivindicações em Plenário.

Essa é a segunda turma de alunos do Colégio Novo Tempo que participa do Visite a Câmara este ano. No início do mês, também 30 alunos do 7º ano estiveram no Legislativo.

Visite a Câmara

Criado em 2011, o “Visite a Câmara” foi idealizado pelo vereador Manoel Constantino com o objetivo de aproximar os alunos da rede pública e privada das atividades legislativas. Nas visitas, os alunos são recebidos por um vereador da Câmara de Santos para aprenderem sobre o funcionamento da Casa e tirarem suas dúvidas sobre o Poder Legislativo e política em geral.

A Câmara Municipal está de portas abertas a grupos de estudantes. As visitas monitoradas podem ser agendadas por professores ou responsáveis das unidades de ensino municipais, estaduais ou privadas pelo telefone (13) 3211-4147, no horário de funcionamento da Câmara, das 8h às 18h.

Álbum de Fotos