Economia solidária será tema de audiência

Objetivo é promover a inclusão social

1 curtiu

Com a participação crescente de comunidades locais no processo de discussão da melhoria econômica e social, ocorrerá no dia 13 de abril, às 19h na Sala Princesa Isabel, Praça Mauá s/nº, audiência pública para discutir o apoio do poder público à economia solidária. A reunião é promovida pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) sobre o tema, presidida pelo vereador Arlindo Barros (PSDB).

O crescimento da economia popular solidária é visível nos últimos anos. Segundo dados do Ministério do Trabalho, divulgados pelo secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, a ação beneficia aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, movimenta até R$ 8 bilhões anualmente e sua taxa de crescimento está em torno de 20% ao ano.

O movimento social da economia solidária tem como base a formação de cooperativas populares e vem crescendo a uma taxa anual significativa. Tem envolvido grupos sociais e comunidades com vulnerabilidade social, que implantaram bancos comunitários com uso de moedas próprias, as chamadas moedas sociais, para promover desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda a partir de empreendimentos de economia solidária.

Hoje mais de 51 comunidades no Brasil utilizam as moedas sociais. Atualmente existem municípios planejando a adoção da economia solidária para desenvolver, promover e estimular a economia local, como por exemplo, a cidade de Silva Jardim no Rio de Janeiro.

A expansão do movimento no Brasil tem mobilizado o poder público em várias regiões no País. Foram criadas entidades de apoio e fomento à economia solidária, como a Secretaria de Economia Solidária (SENAES) vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), as Incubadoras Universitárias Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), Associações de Empreendimentos Solidários (UNISOL), entre outras.

Participarão da audiência, realizando palestras e divulgando suas experiências três importantes instituições de economia solidária no País: ITCP-USP, UNISOL e o economista e mestre em desenvolvimento regional e coordenador do programa de economia solidária da prefeitura de Registro, Antônio Silvestre Leite.

O vereador acredita no sucesso do encontro. "Estamos diante de uma revolução onde a economia solidária vem ganhando destaque crescente na economia nacional e fora do País, por isso é importante a audiência pública para expor à Cidade, os benefícios que a economia popular solidária tem a acrescentar, principalmente nas comunidades mais carentes", diz Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470