"É urgente uma estratégia de guerra contra a dengue"

A afirmação é da vereadora Telma que preside CEV

Presidente da Comissão Especial de Vereadores – CEV criada com a finalidade de acompanhar e colaborar com a articulação das políticas públicas de saúde focadas no combate à Dengue, em Santos, a vereadora Telma de Souza (PT), lançou hoje (5/4) um manifesto defendendo uma estratégia de guerra contra a doença. “Embora esteja afastada da Câmara devido a uma licença médica, não poderia deixar de manifestar minha preocupação com a explosão do número de casos, inclusive de óbitos, não só em Santos, como em toda a Baixada Santista”, escreveu Telma, em um documento entregue ao público e à Imprensa, durante evento nesta tarde, no Plenário Ulisses Guimarães.

No texto, Telma afirma que há muito ainda a ser feito no que tange ao combate a esta moléstia. “A situação exige uma política de guerra contra a doença, utilizando e envolvendo todos os esforços e recursos, de forma interdisciplinar, quer seja, lançando mão de aparato técnico e jurídico a fim de garantir eficácia nas ações desencadeadas, quer seja mobilizando todos os setores da sociedade”.

Para ela, a população não pode ficar resignada, esperando que o fim da temporada de calor traga o fim da dengue. “Se nada for feito, verdadeiramente, em termos de mudança de comportamento, tanto por parte da população, quanto por parte dos setores governamentais, na gestão dos espaços públicos e privados, visando à completa eliminação de focos, teremos ano a ano, uma epidemia mais resistente, como já ocorre”.

Segundo analisou, os problemas que devem ser encarados não são novos. “Mas, incrivelmente, por descaso, inépcia, falta de vontade, compromisso, ineficiência ou ineficácia, vemos se perpetuarem. Dentre os comportamentos nocivos à saúde pública, vemos a falta de conscientização, mesmo em setores bastante informados da sociedade. Assim, criadouros do mosquito aedes aegypti formam-se em piscinas mal cuidadas, imóveis fechados e lajes abandonadas. Do ponto de vista da limpeza pública, proliferam os terrenos baldios, para os quais, o Poder Público é lento na eliminação de vetores”.

Telma argumentou ainda que pelo tempo em que a doença já é diagnostica na região, já era hora de haver um combate mais efetivo. “A doença chegou à Costa da Mata Atlântica há onze anos. Já teria sido tempo suficiente para que houvesse maior empenho e investimento em prevenção, livrando-nos de tamanho descalabro. Mais de uma década se passou e, pelo menos em Santos, ao passo em que a cidade sofreu o desmonte de um sistema de saúde que foi referência nacional, a virulência da dengue aumentou”.

Ela vê no desmonte de políticas de saúde, terreno fértil para a proliferação da dengue e outras doenças. “O abandono de reconhecidas políticas públicas de saúde, o achatamento salarial - resultante, por exemplo, na dificuldade em contratar médicos – são, com certeza, alguns dos elementos que alimentam a epidemia. Deixou-se de investir na estrutura, no funcionalismo e na prevenção. Faltam leitos públicos em hospitais, faltam agentes de combate em número expressivo e uma aglutinação eficaz dos diversos setores a fim de um enfrentamento à altura do caos instalado”.

Para ela, a situação agora é muito mais alarmante por ter a doença atingindo a classe média. “Estivesse a dengue restrita aos setores periféricos das cidades, talvez não ganhasse tal repercussão. A doença chegou aos setores abastados, aos bairros nobres da orla, por fim, a todas as regiões de Santos e da Baixada Santista. É urgente uma estratégia de guerra ao mosquito transmissor. Antes de me licenciar, pedi em Plenário que os trabalhos da CEV da Dengue tivessem continuidade. Lamentavelmente, não foi isso o que ocorreu. O Legislativo precisa apoiar, quando for o caso, e cobrar, quando é necessário, sob pena de abrir mão do seu papel mais fundamental, que é zelar pela coisa pública, e, principalmente, pela vida das pessoas”.

Gabinete da Vereadora Telma de Souza (PT)
Presidente da CEV da Dengue
(13) 3211 4100 - 3219 3888