Duppre sugere irmanação de Santos com Castrojeriz

Cidade medieval é cortada pelo Caminho de Santiago

O vereador Hugo Duppre, líder do PMN na Câmara de Santos, apresentou requerimento ao prefeito João Paulo Tavares Papa para que determine estudos no sentido de viabilizar processo de irmanação com a cidade de Castrojeriz, na Província de Burgos, na Espanha.

A proposta foi apresentada no plenário do Legislativo e seguiu para a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, que atua junto ao gabinete do prefeito Papa.

Segundo justificou o vereador, Castrojeriz é uma cidade medieval cortada pelo Caminho de Santiago de Compostela, com origem no século XII. Sua população é estimada em 1.105 pessoas, que, como a maioria dos povos castelhanos, aumenta no Verão e diminui no Inverno.

“Além da rica arquitetura, com igrejas monumentais, três conventos, diferentes hospedarias para os peregrinos e ativo comércio, Castrojeriz cada vez mais se consolida como destino cultural e turístico, não só de espanhóis e habitantes da Comunidade Europeia, mas de pessoas de todo mundo”, afirmou.

Hugo Duppre tomou conhecimento do interesse no processo de irmanação por meio do cidadão santista José Roberto Lisbôa Júnior, que é hospitaleiro voluntário no Refúgio de Castrojeriz, e conversou sobre o assunto com a alcadesa local, Maria Beatriz Francés Pérez, em julho passado, durante as comemorações do Dia de Santiago.

O vereador destacou ainda que Santos é Cidade-Irmã de 14 Municípios de vários países, mas nenhum da Espanha, apesar do significativo contingente de imigrantes espanhóis que mora em Santos.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.