Duppre questiona Plano de Arborização

Sugere medidas à política ambiental da Prefeitura

Curtir

Preocupado com o recém-anunciado Plano Municipal de Arborização, o vereador Hugo Duppre (PMN) apresentou requerimento ao prefeito João Paulo Tavares Papa para que informe de que forma a Secretaria do Meio Ambiente (Seman) se prepara para a tarefa e se o orçamento para 2010 já contempla recursos para o referido projeto.

“De que forma a Seman pretende executar o Plano de Arborização?”, indagou o vereador, ao questionar se a pretensão municipal é terceirizar a tarefa: “Nesse caso, quais as qualificações que seriam exigidas das empresas interessadas”.

O vereador pediu que a Prefeitura detalhe se, por meio ou não da terceirização do Plano, qual a providência que será dada em relação ao contrato existente com a empresa Califórnia, referente à prestação de serviços de arborização. “Esse contrato será extinto?”, perguntou.

QUESTÕES – Estas foram as outras questões apresentadas por Hugo Duppre ao prefeito Papa:

. Está prevista no orçamento da Seman de 2010 a contratação de engenheiros ambientais e de pessoal técnico necessários a execução do Plano de Arborização?

. O Plano de Arborização prevê a produção de mudas e a reposição, considerando-se os atos de vandalismo e o tempo de vida das árvores na zona urbana?

. Prevê ainda a fabricação, instalação e manutenção de grades protetoras?

. Prevê os serviços de poda na época certa, a utilização de ferramentas adequadas e a aplicação de produtos para evitar a infestação de agentes nocivos?

. Prevê a trituração e a transformação dos galhos provenientes de poda em composto orgânico, de acordo com a Lei nº 2.458, de 12/06/2007?

. Prevê o plantio de árvores que florescem em épocas distintas, objetivando manter a cidade florida durante o ano todo?

. Prevê a rega periódica após o plantio e durante os períodos de seca?

. Prevê, ainda, objetivando acabar com a poda mutilatória em “V”, um convênio com a CPFL visando a substituição das redes convencionais de distribuição de energia elétrica por redes compactas?

. O projeto prevê a criação de um Programa Comunitário, como foi feito em outros Municípios, exemplo de Peruíbe, no Litoral Sul, e Maringá, no Paraná, visando envolver toda a comunidade?

SUGESTÕES – Ao mesmo tempo em que indagou sobre a política ambiental da Prefeitura, Hugo Duppre apresentou sugestões para que seja dinamizada a arborização na Cidade.

Para o vereador, será importante montar uma equipe especializada que possa executar os trabalhos de plantio, de acompanhamento e de reposição das espécies, produção de mudas e podas. “É fundamental, também, variar o plantio de espécies nativas, para que a cidade fique florida o ano inteiro”, disse.

Hugo Duppre argumentou que, considerando que o ciclo de vida da árvore é de aproximadamente 50 anos, tornam-se necessárias reposições frequentes, bem como a expansão constante de áreas verdes. E solicitou que a Prefeitura puna a fixação de placas, de pregos e a pintura dos troncos, e oriente munícipes e empresas concessionárias para evitar as podas drásticas e o corte de raízes.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.