Duppre levará abaixo-assinado ao prefeito Papa

Audiência debateu incentivo fiscal às academias

Compartilhe!

2 curtiram

A entrega de abaixo-assinado ao prefeito João Paulo Tavares Papa, para que as Academias Físico Esportivas do Município de Santos sejam beneficiadas com incentivos de ordem fiscal em troca de vagas nos respectivos estabelecimentos foi um dos encaminhamentos aprovados ontem, 27 de outubro, na Câmara, na Audiência Pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV).

A sessão, presidida pelo vereador Hugo Duppre, líder do PMN, contou com a participação de proprietários e professores de academias de ginástica. Na mesa dos trabalhos, foi destacada a presença de José Manoel Carrero, chefe do Departamento de Administração Tributária (Deatri), da Secretaria Municipal de Economia e Finanças.

A proposta do abaixo-assinado é baseada na importância da prática do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças provenientes do sedentarismo, colaborando com melhor qualidade de vida ao povo santista, ao mesmo tempo em que ajuda ao desafogar as unidades da rede pública de saúde. Segundo Hugo Duppre, os incentivos seriam capazes de gerar cerca de 2.000 vagas nas academias.

Antes de preparar qualquer proposta de Projeto de Lei ou emenda ao Código Tributário Municipal, o vereador promoverá o contato com o prefeito Papa. “O corpo humano tem necessidade de realizar exercícios físicos sistemáticos para que a saúde seja preservada, ou, no caso de doenças, a recuperação seja acelerada. A proposta é absolutamente legítima”, defendeu.

A Audiência Pública teve exposições de Marco Shiomi, presidente da Associação das Academias Físico Esportivas da Baixada Santista, e do médico cardiologista Arnaldo Duarte Lourenço. Cada um na sua área, os profissionais enfatizaram que um programa bem elaborado de exercícios físicos proporciona mais qualidade de vida e mais longevidade.

Shiomi citou estudos que demonstram que a atividade física, além de reduzir o risco de enfarto, melhorar o sistema imunológico e ajudar na saúde mental, também está associada ao menor número de hospitalizações. Ele revelou que funcionam em Santos 45 academias de ginástica, que são frequentadas por cerca de 21.500 pessoas e geram 1.800 empregos diretos. “A importância das academias tem que ser valorizada”, enfatizou.

O cardiologista Arnaldo Lourenço detalhou o funcionamento do coração e ressaltou os benefícios da atividade física sobre ele e o organismo em geral. Ele demonstrou que através do exercício físico se melhora o condicionamento cardiovascular, evitando infartos, hipertensão arterial e até insuficiência cardíaca, ou ajudando a compensá-las.

O especialista acrescentou que a parte metabólica também é beneficiada, evitando ou ajudando a compensar o diabetes, colesterol, triglicerídeos etc. “Há ainda melhora do sistema músculo esquelético, evitando osteoporose, artroses, problemas posturais, inclusive. Isso é o que o exercício e as academias podem fazer, que, em última análise, é melhorar a qualidade de vida”, disse o médico.

Em seguida, a audiência foi valorizada com debates e questionamentos dos presentes. Ao final, Hugo Duppre sintetizou os trabalhos, afirmando que como atleta, sabe a necessidade do corpo se exercitar. “Defendo um tratamento diferenciado para as academias de ginástica, pois, embora oficialmente não sejam tratadas como equipamentos de saúde, fazem jus aos benefícios concedidos às empresas do setor, como importantes alavancas para prevenir, tratar e curar doenças”.

Além de Hugo Duppre, fazem parte da CEV, os vereadores Adilson Júnior, Arlindo Barros, Geonísio Boquinha e Marcelo Del Bosco.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.