Dr. Gildo dos Santos

Compartilhe!

1 curtiu


Discurso em Homenagem – Personalidade Masculina
Dr. Gildo dos Santos

Prof. José Lascane
Vereador – P.S.D.B.
 

 

 

 


Srs(as) Vereadores (as).
Srs.(as).

A glória d`áquele que é a origem de todas as coisas manifesta-se no universo inteiro, em algumas partes resplande-cendo mais, em outras menos.

As palavras são de Dante Aliguiere, o poeta que nos revela a vida em magníficos versos, na sua incomparável Divina Comédia. Também nos mostra nas entrelinhas a grandiosidade dos homens.

A quem hoje prestamos homenagem é uma dessas partes de maior resplandecer um grande homem.

Seu trabalho, sua coragem e a sua devoção é semelhante a história de sua profissão e os homens que a  fizeram.

Nascido em Santos, casado com Dona Marinita Júlia Sá dos Santos, sua inseparável companheira, verdadeira susten-táculo de toda a família – tem 4 filhos e 5 netos.

Advogado há várias décadas, foi juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo a partir de 22/06/83 até 17/04/91, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde tomou posse em 18/04/91, integrante do Órgão Especi-al a partir de 2000 até 03/03/2004, quando se aposentou.

Façamos justiça, pois foi e é a marca em todos os seus trabalhos na sua vida profissional.

E não custa lembrar.

Se vivemos numa sociedade civilizada, devemos tudo ao ideal e a luta daqueles que sonharam com um mundo mais equilibrado, e arrisco em dizer, mais justo.

Afinal, hoje, somos um pouco do Talmud, da Helieia e seus 12 tribunais, do Corpus Júris que se dividiu em Digesto, Institutas, Novelas e Paudectas e que serve de base para todas as legislações modernas.

Está na história a prova maior de nossa homenagem.

Um homem que abraçou os mesmos ideais de antigos reis, dos iluministas que inspirados por filósofos, literatos, cien-tistas e pensadores descerraram a cortina fosca da intolerância e nos deram os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraterni-dade, merece ser visto como um vencedor e pela sua incomensurável sabedoria ser posto ao lado desses grandes homens.

Dessa maneira, e com justiça ao desembargador Gildo dos Santos damos a verdadeira importância que lhe é merecida.

A história de nossa cidade se agiganta ao reconhecer no Dr. Gildo dos Santos sua importância como profissional e ci-dadão.

Eu como educador há 37 anos, não poderia deixar de registrar a minha admiração ao educador Gildo dos Santos, que é referência e um paradigma de conduta a ser seguido por todos nós.

Na educação, reuniu todas as suas informações e formações para transmitir aos milhares de alunos que tiveram a hon-ra de  tê-lo como mestre, alinhando ensinamentos que vem desde Confúcio, que impôs noções de ética social e política co-municando a cada indivíduo, desde a pré-adolescência a ciência do saber pelas gerações.

Para ensinar a todos foi preciso certamente o retorno a si mesmo, atingindo a paz interior através do raciocínio límpi-do, aspirações espirituais, conduta irrepreensível, vida honesta, esforço nobre e limpidez de idéias.

A nossa cidade hoje se reflete em seu mar – sim mestre Gildo, pois:
“Os grandes mestres são assim como o nosso mar. Imensos e Cristalinos.
Dão o que tem.

Não negam aos que sabem buscar, aos que buscam, saber.
Deles, os jovens, as mulheres e os homens se aproximam para tirar proveitos.
Neles se reconfortam.
Deles querem muito.
Mas, ... extasiados, ficam na praia.

Ficam ali,imaginando os tesouros que a profundidade esconde.

Os grandes mestres são assim como o mar.

Levam as impurezas dos que mergulham e, não obstante, continuam imaculados.

Assim como o nosso mar, os mestres são inesgotáveis.
Por mais que lhes saquem, mais ainda tem para dar.”

Obrigado, mestre Gildo. A cidade de Santos hoje vibra emocionada e agradece o brilho de tua atenção e dedicação na formação de tantas consciências que ela projeta para todo este país, produto de tua razão e emoção.

E finalizando, estamos escrevendo na ata deste Poder Legislativo, uma história de vida e que sirva como semente, pois:

Todas as flores do futuro, estão nas sementes de hoje.

Santos, 21 de setembro de 2005.

Prof. José Lascane
Vereador – P.S.D.B.