Diversidade Sexual em debate

Saúde e direitos destacados

1 curtiu
Vice-coordenadora da 1ª Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos, Taiane Miyake esteve na Câmara na segunda-feira (25 de novembro). Ela convidou os vereadores a participarem da 2ª Semana da Diversidade Sexual, que acontece nesta semana.

O objetivo do evento é discutir questões da comunidade LGBT, com programação em vários pontos da cidade e entrada gratuita.

Taiane aproveitou a oportunidade para destacar um projeto de autoria do vereador Igor Melo (PSB), que trata do direito ao nome social para travestis e transexuais. A proposta foi arquivada por sob o argumento de inconstitucionalidade.

“É sabido por todos que 90% das pessoas travestis e transexuais, não conseguem completar o ensino fundamental dada as agressões diárias que sofrem no ambiente escolar em decorrência do preconceito, da não aceitação por parte da direção da escola e dos docentes a não concordar que estas pessoas sejam chamadas pelo nome social, não respeitando a sua identidade de gênero. Daí eu deixo algumas provocações aos senhores e senhoras! Onde está a inclusão social? Nós travestis e transexuais não fazemos parte desta inclusão?"

Além de pedir apoio ao projeto do vereador, Taiane falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que já dá o direito da utilização do nome social no cartão SUS. No entanto, lembra que em Santos ainda não há profissionais especializados para atender travestis e transexuais.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos