Discurso na íntegra do vereador Braz Antunes Mattos

Compartilhe!

1 curtiu

Gostaria inicialmente de saudar todos os presentes, em especial o Excelentíssimo Sr. Vereador Paulo Gomes Barbosa, Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Santos, que muito nos honra ao Presidir esta Sessão Solene;


Excelentíssimo Doutor Oswaldo Sérvulo da Cunha, Digníssimo Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos, São Vicente e Região da Costa da Mata Atlântica;


Excelentíssimo Doutor José Celso Sapia, Digníssimo Primeiro Vice-Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos, São Vicente e Região da Mata Atlântica, neste ato representando todos os integrantes da Diretoria Executiva da Entidade;


Srs e Sras.:

Em 1925, dentro de uma década em que o Brasil fervilhava de idéias e a sociedade estava em busca de sua própria identidade, existiam em Santos cerca de quarenta Cirurgiões-Dentistas. No dia 28 de maio, um pequeno mas decidido grupo fundava o Instituto Odontológico de Santos, num imóvel alugado na Praça Antonio Telles número Cinco.

É sempre muito saboroso e enriquecedor mergulhar na História e imaginar quais pensamentos dominavam as pessoas nos momentos importantes do ciclo da vida. Ali, naquele exato momento, estava começando um ciclo por demais importante para todos nós, os Cirurgiões-Dentistas, pois tinha início a trajetória do que viria a ser nossa Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos, São Vicente e Região da Costa da Mata Atlântica. Era o início da construção de uma consciência de Classe que atravessaria décadas e mais décadas, até atingir seu ponto máximo nos dias atuais.

Certamente, meus amigos, aqueles abnegados e abençoados Profissionais não estavam projetando suas mentes e corações para o futuro, para exatos 80 anos depois. Ah, meus amigos, se eles soubessem o enorme BEM que estavam fazendo para as gerações futuras...Se pudessem antever os tempos, porém, saberiam que no futuro aquela semente que estavam lançando lá atrás seria transformada na maior e mais antiga Associação de Classe Liberal de toda a nossa Região.

Mas de uma coisa podem ter certeza o Doutor Luiz Silva, que presidia o grupo inicial, assim como o Dr. Flávio Alves de Moura Ribeiro, primeiro Presidente eleito: estão cada vez mais fortes e firmes os objetivos de congregar, valorizar e defender a Categoria.

E a cada dia cresce o espírito de buscar a evolução técnica dos Cirurgiões-Dentistas e o ideal de realizar um amplo, firme e decisivo trabalho social, em benefício das camadas mais carentes da nossa população.

A História conta que em 25 de julho de 1958, em plena Assembléia Geral do Instituto, o Doutor Dalton Nunes da Silva sugeriu a mudança do nome da Entidade para ASSOCIAÇÃO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DE SANTOS. E as Atas revelam que a alteração foi defendida com brilhantismo pelo Doutor Dalton, que logo depois seria eleito Presidente e iniciaria seu mandato na nova sede, um imóvel alugado na Avenida Floriano Peixoto nº 71. Por coincidência, este é o mesmo número da sede atual, na Avenida Marechal Deodoro.

Os anos passaram, o Mundo deu suas voltas, as idéias mudaram, surgiram outros comportamentos. Nos anos 70, aconteceu um esforço muito grande, encabeçado pelo Doutor Fernando Durval de Souza Britto, que culminou com a construção e inauguração da almejada Sede própria, inaugurada em 25 de novembro de 1975.

Em 1979 foi inaugurada a esperada EAP, a primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional fora da Capital do Estado, um marco na História da evolução técnica e na formação dos novos Profissionais.

Temos a obrigação de assinalar que, em 4 de dezembro de 1985, ocorreu a fusão da ACDS com a APCD Regional de Santos e São Vicente, surgindo a revigorada Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente. Que mais recentemente passou a incorporar a expressão "Região da Costa da Mata Atlântica".

A nossa Entidade, na época, já se constituía na voz representativa da Categoria. Mesmo assim, graças à participação efetiva da Associação, em 1989 foi fundado, nas nossas dependências, o Sindicato dos Odontologistas.

Sabemos todos que hoje, quando contamos com mais de 1.500 associados, continuamos a representar o pensamento da Categoria e a lutar pelos nossos direitos. E continuamos a buscar a valorização da Classe.

Como resultado, os tempos atuais registram um respeito maior à Categoria e uma preocupação quanto à Saúde Bucal da população, tendência que só tem a crescer e se aperfeiçoar, com a criação de novos serviços e programas, além de novas tecnologias e especialidades.

Temos a obrigação moral e ética de reverenciar todos os ex-Presidentes, que construíram um legado rico e saudável.

Da mesma forma, neste momento festivo, é obrigatório agradecer solene e formalmente a todos os Cirurgiões-Dentistas que compõem a grande malha de colaboradores que tanto fazem pelo engrandecimento da nossa Entidade e para dar um suporte fundamental para a Diretoria atual. Sintam-se todos desde já igualmente homenageados.


A nossa História é ampla e merecedora de todas as atenções possíveis. Mas precisaríamos de longas horas para contar ao menos uma pequena parte do que foi esta GRANDE AVENTURA de criar, organizar, defender e manter a Associação dos Cirurgiões Dentistas.

Mas agora mais do que nunca é preciso falar do presente e dos tempos mais recentes.

Com muito orgulho venho presidindo a Entidade em conjunto com companheiros valorosos, da Diretoria dos Conselhos e demais órgãos. Foram estes companheiros que me convenceram a dar um passo além na minha vida e ingressar na Política, para dar ainda mais densidade e visibilidade à nossa Categoria. Algumas lutas recentes, como a conquista da isonomia da gratificação da verba SUS para os Cirurgiões-Dentistas de Cubatão, por exemplo, demonstraram que é fundamental atuar também no campo político. Da mesma form a vale ressaltar a luta pela isenção da taxa de lixo séptico em Santos e São Vicente e a diminuição da Carga Tributária em São Vicente.

E ainda recentemente, no caso do maníaco que estava atacando colegas nossas, tivemos um grande exemplo do sentimento de união e solidariedade da Categoria, quando mais de 300 profissionais compareceram à nossa Sede numa única noite, para receber informações e instruções das Polícias Militar e Civil, Corporações a quem devemos todos os agradecimentos possíveis.

Para surpresa de muita gente, hoje a Categoria tem assento numa cadeira da Câmara Municipal de Santos. Mais ainda: hoje, um Cirurgião-Dentista é o único representante da área da Saúde no Legislativo Santista.

Na área técnica, estamos à portas do Décimo Terceiro Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, evento de grande porte que a cada edição ganha em importância e relevância e que certamente, pela união da nossa categoria demonstrada nos últimos tempos, estará repleto de colegas da Região e de diversos pontos do Brasil e do exterior.

Desenvolvemos e nossa responsabilidade social com a realização de trabalhos junto a entidades beneficentes e, ainda, atendendo em nossas Clínicas de Especialização a uma imensa gama de pessoas carentes. Chegamos aos 80 anos numa situação privilegiada, dentro de uma perfeita saúde financeira e patrimonial.

A Mídia em geral, atualmente, dá muito mais atenção à nossa Categoria, em vista da óbvia e urgente necessidade de o Brasil cuidar melhor da Saúde Bucal da população. Se continuar existindo vontade política, poderemos um dia ter o orgulho de dizer que o Brasil não é mais o País dos Desdentados e que a Saúde Bucal é tratada com toda a prioridade e a seriedade necessárias.

É claro que ainda temos muito a fazer e muitas lutas a travar. As questões do Ato Médico e do projeto dos Técnicos em Saúde Bucal aí estão, ameaçando a nossa Profissão. Uma prova de que cada vez mais precisamos estar unidos e fortalecidos.

Meus amigos, meus colegas e meus companheiros: sinto um indisfarçável orgulho pelo fato de ter apresentado, nesta Casa de Leis, o Projeto de Resolução que concede Placa Comemorativa aos 80 anos da Associação. Quando o projeto foi apresentado, algumas pessoas tentaram diminuir a importância do fato, de forma totalmente egoísta e equivocada.

Nestes 80 anos, jamais a Câmara Municipal de Santos concedeu honraria desse porte à nossa Entidade. Foi preciso que a própria Categoria elegesse um Vereador, para que fosse possível se fazer Justiça à Associação.


Reafirmo neste momento que não se deve confundir a Entidade com a figura do seu Presidente de momento. E que não seria justo penalizar a Associação, privando-a desta homenagem, pelo fato de seu Presidente ter sido eleito Vereador.

Falsas modéstias à parte, gostaria de deixar consignado que foi por intermédio de gestões deste Vereador que é Cirurgião-Dentista, com o auxílio substancial do Doutor Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, que Santos está ganhando dois Centros de Especialidades Odontológicas, dentro do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.

Gostaria neste momento de enviar um grande abraço a cada um dos Profissionais de Odontologia da nossa região. Esta homenagem pertence a cada um de nós.

E também gostaria de dizer que a Associação dos Cirurgiões Dentistas tem sido fundamental, ao longo dos tempos, na valorização da Categoria e na reafirmação dos mesmos ideais que impulsionaram o nosso Grande Patrono, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

É preciso ainda destacar a grande figura do Presidente do Conselho Deliberativo, Doutor Oswaldo Sérvulo da Cunha, que é um exemplo de dignidade, de Ética e de amizade para todos nós .

Meus caros amigos: nenhum Administrador, em qualquer área de atuação, é capaz de fazer o seu trabalho sozinho. Cada vez mais é preciso contar com a colaboração e com o suporte dos nossos companheiros. Por esta razão, quero deixar muito bem assinalada uma mensagem especial a cada um dos integrantes da atual Diretoria da Associação, que têm mostrado o valor da união , do respeito ao próximo e da Ética sendo praticada a cada instante.

Homenageio sinceramente estas valorosas pessoas: Primeiro Vice-Presidente José Celso Sapia; Segundo Vice-Presidente Marco Antonio Fernandes Ribeiro; Secretário Geral Nelson Camillo de Almeida; Primeiro Secretário Orlando Viscardi Júnior ; Tesoureiro Geral José Luiz Negrinho; Primeiro Tesoureiro Edélcio Francisco Anselmo; Diretor Científico Sérgio Thomé Daud; Diretora Social Silvia Regina Zogaib Rodrigues; Diretora Cultural Ana Helena Fernandes; Diretor de Esportes Renato Henrique Bertoni; Diretora Assistencial Maria Regina da Silva Amorim; Presidente do CONOGE Ricardo Alexandre Isidoro Dias; e Presidente do COA, Anna Torrezani.

E in memorian a nossa eterna Diretora Patrimonial Rosemary Ignácio Cação.

Pois sem vocês nada teria sido feito.

Muito obrigado a todos.


 

Braz Antunes Mattos Neto.


Santos, 20 de maio de 2005.