Discurso Braz

confira

Compartilhe!

Curtir

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO, LÍDER DA BANCADA DO PPS, NO ATO PÚBLICO EM HOMENAGEM AOS 65 ANOS DO SINDICATO DOS URBANITÁRIOS, REALIZADO EM 23 DE NOVEMBRO DE 2007, NA SALA PRINCESA ISABEL DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS.

Srs e Sras. presentes
Boa noite!

Quando as relações entre Capital e Trabalho são notoriamente marcadas por tensões, posições conflituosas, injustiças, divergências, opressões ou discriminações, o papel de todo e qualquer Sindicalista é atuar na defesa intransigente da sua Categoria,  na luta permanente para promover uma qualidade de vida digna para todos.

Mas a História registra exemplos de Entidades Sindicais que, por meio de uma visão mais acurada e mais crítica, extrapolaram a  atuação trabalhista formal. Existem aquelas que atuaram de forma a influenciar as práticas políticas, enquanto outras notabilizaram-se pela organização de grandes parcelas da população. Outras mais não só lutaram pelas questões trabalhistas e salariais, como igualmente promoveram o bem estar da população e, ainda por cima, moldaram o próprio modo de vida da Sociedade Brasileira.

Este é o caso obviamente do SINTIUS - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Serviços Urbanos de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, ou simplesmente Sindicato dos Urbanitários.
 
Desde menino tenho familiariade com as coisas da vida Sindical,  por causa do meu pai, Nelson Antunes Mattos, que presidiu o Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga em diversas gestões. Por isso, conheço bem as causas e fundamentações das lutas trabalhistas.

Esta concepção de que a luta sindical deve estar sempre acompanhada da ação efetiva pelo desenvolvimento da Sociedade, é marca genética, é herança ideológica e é um traço marcante desta Entidade que hoje homenageamos, em razão de seus 65 anos de História oficial. Mas não basta somente acompanhar os movimentos sociais: é preciso estar sempre na vanguarda, na trincheira mais avançada, no pioneirismo mais engajado, assumidamente militante, consciente e atuante.

O trabalho desta valorosa Categoria dos Urbanitários realmente colaborou para definir muitos dos parâmetros da vida em sociedade, incluindo a definição do nosso cotidiano, os nossos hábitos e costumes. O fruto deste trabalho permitiu à Sociedade um padrão de vida calcado na Saúde, na Tecnologia, na Técnica, na Produção, no desenvolvimento e  na ampliação dos horizontes.

O SINTIUS é o legítimo representente de uma Categoria que criou as condições básicas e fundamentais para o próprio crescimento, desenvolvimento e afirmação de Santos e de toda a Baixada Santista. Esta é uma das razões pelas quais é também conhecido como o “Sindicato - Cidadão”.

Iluminação, água, condições ambientais, saneamento, energia. Estas são palavras que decididamente fazem parte do dia a dia da população graças ao empenho, à dedicação e ao conhecimento dos Urbanitários. Ao longo destes 65 anos, esta categoria construiu, instalou e reforçou os alicerces necessários para que a nossa Região inteira pudesse ser o que é hoje. Da infestação de doenças e dos candieiros do passado até as soluções mais modernas, a mão de cada Companheiro Urbanitário trabalhou para solidificar o presente e preparar o futuro.

Estações, geradores, fios, filtros, tratamento, usinas, canais,  coletores e redes de distribuição. Despoluição, transmissão e purificação. Diante destas outras palavras, é fácil perceber que ao redor de cada habitante da Baixada Santista está presente o trabalho e a realização dos Urbanitários.

Pois o SINTIUS representa não só todo este imenso trabalho para garantir a qualidade de vida: representa igualmente a participação efetiva no processo de discussão e definição das políticas públicas. É emblemática portanto a participação do Sindicato atualmente na construção da Agenda 21 e do Fórum da Cidadania, mecanismos hoje fundamentais para garantir o meio ambiente, o aperfeiçoamento das instituições políticas e a participação popular nas decisões governamentais. 

A História mostra que a real urbanização e ocupação da Cidade de Santos só foi possível graças à eliminação das áreas alagadiças e a sua canalização, acabando com a peste, as doenças, a má fama, a morte de grandes parcelas da população. E ao mesmo tempo criando as condições básicas para que a atracação de navios e o trânsito de mercadorias se tornassem finalmente um fluxo seguro  para os  negócios e para a própria economia.

Em resumo: somos o que somos com a contribuição primordial da atuação dos Urbanitários.

Toda esta importância precisava se cristalizar, naturalmente, na organização e na união do trabalhador, o que realmente começou a acontecer em 1942, com a criação da associação da Categoria, consolidada pela obtenção da Carta Sindical em 1947.

Assim começava, resumidamente, a trajetória histórica do Sindicato dos Urbanitários. Que ao longo dos anos e das lutas incorporou, entre tantos outros, nomes como João de Moraes Chaves, Pedro Pecce,  Antonio Brasil Neto, Percival Teixeira Filho, Carlos Alberto Petrasoli, até mesmo Jefferson Araújo, Silvio Leon e, finalmente, Marcos Sérgio Duarte, o Marquito.

Comprometimentos políticos à parte, considero neste momento uma obrigação a citação dos integrantes da atual Diretoria dos Urbanitários, como José Fernando Duarte, Secretário Geral; Domingos Paulo Sucigan, Secretário de Finanças; Evandro da Silva Carvalho, Secretário de Administração; Mauro Luiz da Silva, Secretário de Formação; Fernando Rodrigues Assumpção, Secretário de Imprensa e Divulgação; Tanivaldo Monteiro Dantas, Secretário de Organização; Jair Álvaro da Silva, Secretário do Vale do Ribeira; Marcos Gonçalves, Secretário de Energia; Waldinei Vinagre, Secretário de Políticas Sociais; Francisco dos Santos Jesus, Secretário de Política Sindical; Carlos Alberto Cardoso, Secretário de Assuntos Previdenciários/Assistencial; Manoel Etelvino de Souza, Secretário de Assuntos Sócio-Culturais; Jorge Alberto Arrivabene, Secretário de Saneamento e Meio Ambiente; Marcelo Luiz Gonzalez Nacarato, Secretário Jurídico; José Raimundo de Souza, Secretário Regional do Litoral Sul; Maria Aparecida da Silva Kiste, Secretária de Saúde e Segurança no Trabalho; José Luiz Fonseca, Departamento de Aposentados e

Pensionistas;  bem como os integrantes do Conselho Fiscal Ana Lúcia Faria Mota, Evaristo Censi, Ivani Aparecida Carnevalle Viana,  Luiz Alexandre Navarro Orthey, Ovanir Marchenta Filho e Reinaldo Dias Perez Júnior.

Sintam-se todos devidamente homenageados, bem como  todos Diretores de Base,  funcionários e associados do Sindicato.
 
A dimensão de seriedade, combatividade e empenho que o SINTIUS ostenta atualmente tem, logicamente, muito a ver com a personalidade de seu Presidente Marquito. Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação de Santos- FACOS-, da UniSantos, na Turma de 1980, é funcionário da Sabesp há 30 anos, tendo trabalhado em diversas áreas. Iniciou sua carreira de sindicalista no setor de Vicente de Carvalho/Guarujá, foi Cipeiro e Delegado Sindical em 1987; e como 1º Secretário, fez parte da Chapa da Oposição que venceu as eleições do Sindicato em 1989.
 
Por não concordar com os rumos adotados pela  então Diretoria, montou em 1998 uma chapa de oposição, a qual infelizmente não venceu. Persistente, em 2001, voltou a participar das eleições, novamente como oposição, ocasião em que se elegeu Presidente do Sindicato dos Urbanitários.

Cumprindo seu terceiro mandato como Presidente, Marquito é também Diretor Regional e Secretário Nacional do Setor Urbanitário da  União geral dos Trabalhadores - UGT. Participa  ainda, como Membro, do Conselho Fiscal da Fundação Sabesp de Securidade Social - SABESPREV.

Neste momento, meus amigos,  gostaria de abrir espaço para fazer uma saudação especial à família do Marquito, especialmente sua esposa Lívia Marques Nisti Duarte, e os filhos

Nathalia, Marcel e Nicole, pois sei por experiência própria a importância do respaldo familiar.
               
Para completar, Marquito é Presidente do Diretório Municipal do PPS em Santos desde 1994, partido que nas últimas eleições municipais, em 2004,  foi a quarta legenda a alcançar maior votação e que tem hoje, em sua bancada, três Vereadores. 

Este resultado do PPS em Santos realmente deve-se em grande parte à direção segura, decidida e transparente do Presidente Marquito, apoiado pela Executiva e pelo Diretório. Da mesma forma como fez no Sindicato, Marquito imprimiu ao PPS santista uma identidade de participação social e de luta em favor da igualdade e da solidariedade.

Independente de ser o dirigente sindical atuante e corajoso que é, o Marquito assumiu em 2004 uma responsabilidade extra: partiu dele, como antigos colegas de escola que somos, o convite para que eu me filiasse ao PPS e disputasse a eleição para a Câmara Municipal. O que significa que, se hoje sou Vereador, Lífder da Bancada do PPS, o Marquito tem uma boa  parcela de culpa nisso.

Meus amigos, minhas amigas: o Sindicato dos Urbanitários tem uma tradição de participação na vida da Sociedade Santista que deveria servir de exemplo para todos os Sindicatos. Os debates entre os candidatos, por ocasião das últimas campanhas eleitorais, representam um exemplo marcante, pois mobilizam a Categoria buscando o incentivo à  participação política, ao mesmo tempo em que aproximam os políticos dos trabalhadores.

Por todas estas razões, pela sua História edificante, por sua inserção na vida da comunidade e por sua permanente busca de uma qualidade de vida melhor para toda a população, o Sindicato dos Urbanitários merece plenamente toda e qualquer homenagem.
 
No mínimo, para que todos saibam da imensa contribuição deste Sindicato, seus Dirigentes e seus associados, à História da formação do povo santista, ao desenvolvimento efetivo da Cidade e de toda a Região da Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira.

Parabéns a todos os Urbanitários.
Muito obrigado a todos.                                           

BRAZ ANTUNES MATTOS NETO
Vereador - Líder do PPS.