Dia do Idoso é comemorado pela Câmara

Data foi lembrada durante audiência pública

Curtir

A lei municipal nº 1857/2000 institui em Santos o dia 30 de setembro como Dia Municipal do Idoso e esse dia foi comemorado durante a Audiência Pública da Comissão Especial de Vereadores (CEV) Qualidade de vida para um envelhecimento saudável que ocorreu na Sala Princesa Isabel nessa quarta-feira (30/09/09).

Com a presença dos vereadores Adilson Jr (PT), Marcelo Del Bosco (PPS) e Geonísio Pereira Aguiar, Boquinha (PMDB), a Câmara Municipal de Santos pode homenagear toda população idosa de Santos com a palestra do pró-reitor comunitário da Universidade Católica de Santos, Cláudio José dos Santos e do arranjador e compositor Elcio Prado.

Durante a palestra que teve o tema ‘Família e Sociedade’, Cláudio e Elcio comentaram todas as fases da vida do ser humano chegando até o envelhecimento com muitas músicas e animação do público presente.

O pró-reitor da Unisantos colocou em suas palavras que as pessoas que estão envelhecendo são vítimas de preconceito e até de discriminação. “Preconceito idiota e burro. Aliás, todos os preconceitos são, no entanto uma pessoa tem preconceito de raça, religião, opção sexual é contra aquele que é diferente. Agora, idade? Se o preconceituoso não morrer antes, vai ser idoso. Vai envelhecer”, relata Cláudio.

Cláudio, que também é professor de Sociologia, explica ainda que gostaria de possuir uma fórmula para um envelhecimento saudável, mas acredita que para que isso aconteça, as pessoas devem ter um objetivo. “Manter-se em atividade física e mental. Cuidar da saúde, fugir da rabugice e do mau humor. Evitar a solidão, pois ela é o caminho para a depressão, mas se isso acontecer, vamos cuidar com os melhores médicos, melhores psicólogos. Atualizar-se constantemente e sonhar, mas sempre com os pés no chão”.

Simone Pustiglione

Jornalista e Relações Públicas