Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear

Iniciativa é do vereador Sadao Nakai

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, sancionou na tarde de hoje, projeto de lei que institui o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. A data escolhida foi 9 de agosto, dia em que a bomba atômica explodiu em Nagasaki, cidade co-irmã de Santos.

De autoria do vereador Sadao Nakai (PSDB), a sanção do pl ocorreu no gabinete do prefeito, e contou com a participação da diretoria da Associação Japonesa de Santos. "Santos possui 15 convênios de cidades irmãs, duas com cidades japonesas, Shimonoseki e Nagasaki. Porém, é necessário reativar este tipo de intercâmbio que é extremamente positivo para nossa Cidade", afirmou Papa.

Este ano, completam-se 65 anos do ataque que dizimou milhões de vítimas.
"Se não bastasse a morte destes cidadãos, sabemos que os Estados Unidos gastam, anualmente, US$ 55 bilhões no desenvolvimento de armas nucleares. Por isso escolhemos este dia", afirma o parlamentar.

No recesso parlamentar, Sadao que também é vice-presidente da Associação Japonesa de Santos, esteve atuando para que Santos fizesse um evento pedindo a paz mundial. No dia 9 de agosto, a Associação Japonesa convida à população e autoridades a participar do evento pela paz no Parque Roberto Mário Santini (Emissário).

Na presente data será celebrado um minuto de silêncio em memória às vítimas da bomba atômica, que atingiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Está previsto, também, um abraço coletivo no local e a participação de alunos das Unidades Municipais de Educação através de trabalhos escolares. Logo após, o Museu do Surfe abrigará uma exposição com fotos das vitímas da bomba atômica.

Daniel Nakajima - Assessor de imprensa - Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos) Tels: (13) 3211-4125 - e-mail: naka_daniel@yahoo.com.br
Ações do vereador no orkut: perfil: Vereador Sadao Nakai
Twitter: sadaonakai