Dia da Hispanidade é lembrado pela Câmara

Solene aconteceu no Centro Espanhol

No último domingo (12/10/08), a colônia espanhola de Santos e região comemorou o Dia da Hispanidade. Para marcar a data, foi realizada uma cerimônia especial junto ao monumento do 5º Centenário do Descobrimento da América, que fica no jardim da Praia do José Menino, entre os canais 1 e 2. No local, aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil e Espanha, ao som dos hinos nacionais de ambos países, além da apresentação de grupo de dança espanhola.

A Câmara encerrou as comemorações promovendo uma sessão solene nas dependências do Centro Espanhol, onde foi feita a entrega dos troféus Dom Quixote a Joaquim Barrio Vasquez, que por 10 anos foi presidente do Centro Espanhol.

O dia 12 de outubro, Dia da Hispanidade, tornou-se data oficial no calendário da Cidade, por meio da promulgação da Lei nº 1.619 de 1997. A iniciativa é uma merecida homenagem à numerosa colônia de imigrantes espanhóis de Santos. A data também lembra o dia da padroeira da Espanha, a Virgem Del Pilar.