Deputados mirins visitam a Câmara

Alunos do Ensino Médio representam Santos

A idade ainda não os permite votar, mas eles já fazem projetos com o discurso afinado. Saulo Meucci Shimabukuro, do colégio Santa Cecília, Natália Palazzi de Souza, do Colégio Novos Caminhos e Pedro Henrique Dantas Menezes Duarte, do Colégio Objetivo, representam Santos no projeto Parlamento Jovem 2009, da Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto visa inserir e apresentar aos jovens a oportunidade de vivenciar uma atuação parlamentar. Na última segunda (23/11), os alunos do Ensino Médio acompanharam a sessão da Câmara, a convite do vereador Sadao Nakai (PSDB).

Após a sessão, o presidente da Câmara, Marcus de Rosis (PMDB), recepcionou os alunos na sala da presidência e ainda os presenteou com um livro sobre a Cidade. “É muito importante a conscientização do jovem na política. Parabenizo esta iniciativa e o apoio dos pais que é fundamental”, salientou De Rosis.

O vereador Sadao Nakai entregou aos alunos uma carta com votos de congratulações. “Neste primeiro ano de mandato, abri espaço para os jovens do PSDB participarem do processo político realizando reuniões na sede do partido. Efetuei visitas ao CAMPS e apresentei um projeto estabelenco parcerias com a iniciativa privada visando dar oportunidade do primeiro emprego aos adolescentes aprendizes. Quanto mais cedo o jovem se conscientizar da importância da política, melhor será para o progresso do País”, sentencia Sadao.

O sansei Saulo Shimabukuro apresentou um projeto com o tema Segurança Pública. “A ideia é interagir a sociedade com a polícia, principalmente com as comunidades mais carentes. Hoje a polícia é vista como instrumento repressivo do Estado. Nosso objetivo é que os policiais sejam vistos também como assistentes sociais", afirma Shimabukuro.

Natalia Palazzi de Souza apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a integração das universidades públicas estaduais com comunidades carentes. “O projeto visa aproximar a universidade da população carente, que em sua maioria, acaba encontrando maiores dificuldades para acessar o universo acadêmico. Com estainiciativa, a população terá a seu dispor estudantes e pesquisadores interessados em entender a complexidade social que a atinge, criando assim um elo entre a comunidade e a universidade”, afirma Natalia.

Já Pedro Henrique Dantas Menezes Duarte apresentou um projeto que cria o Portal do Jovem Eleitor na Internet. “O Portal deverá conter linguagem compatível e assuntos que atraiam a atenção de seu público alvo: adolescentes e jovens adultos. Com relativa rapidez, hoje é possível conectar-se à internet, um dos meios de comunicação mais utilizados na atualidade, que, não por acaso, foi escolhida para transmitir as informações consideradas mais importantes, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência política e para um voto de qualidade”, diz Pedro.

Nos dias 5 e 6 de novembro, o grupo se dirigiu a São Paulo para a iniciar os trabalhos na Assembleia Legislativa. No dia 5, os alunos tiveram aulas sobre a atuação parlamentar, aprendendo a elaborar e apresentar projetos. No dia seguinte, apresentaram as propostas.

O palco das atuações foi o Plenário Juscelino Kubitschek, o mesmo onde os deputados estaduais realizam as sessões. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar. A sessão é transmitida pela TV Assembleia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.

Daniel Nakajima - Assessor de imprensa - Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos)
Tels: (13) 7811-4708 / ID: 96*54818 / 9785-4904 / 3211-4179 / 3219-3085
Ações do vereador no orkut: perfil: Vereador Sadao Nakai