O vereador Marcelo Del Bosco indicou na sessão do dia (17/06) da Câmara Municipal, para que a Prefeitura desenvolva campanha de trânsito a exemplo da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que fêz muito sucesso.
A campanha de conscientização de trânsito que objetiva dar mais segurança a pedestres e motoristas da cidade, estimula as pessoas a pedirem passagem aos carros nas faixas de segurança em que não há sinal de trânsito, estendendo a mão aberta sobre a faixa.
Lançada em 09 de setembro de 2.009, a campanha proporcionou uma redução de 17,08% no total de acidentes de trânsito em Porto Alegre, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) porto-alegrense.
No seu primeiro mês de campanha, o percentual de atropelamentos caiu 20,44%, também segundo a EPTC. Foram 109 atropelamentos registrados contra 137 verificados em 2008. Em relação aos acidentes com vítimas fatais, nos dois primeiros meses, houve uma redução de 41,67% em vítimas fatais (7 a 12), segundo informa a assessoria do vereador Del Bosco.
As principais mídias utilizadas são vídeos no site you tube, o site www.novosinal.com.br, que disponibiliza jingles, papéis de parede para computados, selos para divulgação em blogs e campanha institucional de televisão.
O “Novo Sinal” recebeu elogios de técnicos norte-americanos especialistas em trânsito que visitaram Porto Alegre para conhecer a iniciativa. O grupo visitou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Outras cidades da Grande Porto Alegre estudam a adoção da campanha “Novo Sinal” de trânsito. Aqui em Santos, com suas características planas e com grande parte da população na “melhor idade”, uma campanha como essa é importantíssima tanto na prevenção de acidentes, como na conscientização de nossas crianças e jovens.
Vereador Marcelo Del Bosco
XV de Novembro, 103/109 - Centro - Santos
tel.: 3219-4653