Defesa Civil explica ação nos morros

Trabalho foi detalhado em audiência pública

Foi realizada no último dia 15, audiência pública, presidida pelo vereador Arlindo Barros (PSDB), para tratar dos projetos e ações da Defesa Civil sobre os deslizamentos nos morros e encostas de Santos. Segundo informações da Defesa Civil, o plano de redução de risco, em vigor desde 2005, apesar de antigo é útil e tem sido utilizado com sucesso. Além disso, os técnicos refutam as informações de que a Cidade corre o risco de ter problemas de deslizamentos iguais aos do Rio de Janeiro.

Segundo o chefe da Defesa Civil, Daniel Onias Nossa, Santos possui equipamentos via satélite para medir o índice pluviométrico nos morros. Ele explicou que a remoção das famílias é feita somente em casos de risco eminente de desabamento "Todos os dias, membros da Defesa Civil visitam os locais para avaliar o solo e avisar as pessoas que residem como estão as condições da terra, auxiliando e monitorando os moradores para possíveis riscos”.

Ele disse ainda que a Prefeitura receberá verba do PAC 2 exclusivamente para um plano de prevenção de deslizamentos.

O engenheiro Luis Albino explicou os procedimentos da Defesa Civil para evitar mortes por deslizamentos. No próximo mês começará um treinamento nas comunidades onde dez ou mais moradores serão capacitados para terem as noções básicas do solo. "Com isso, a própria comunidade vai ajudar a Defesa Civil, detectando problemas ou possíveis escorregamentos. Essa situação é importante, pois nada melhor do que o próprio morador do local conhecer o solo ao seu redor".

O projeto também foi introduzido nas escolas municipais aos alunos do 4° e 5° anos, ensinando os conceitos da Defesa Civil, além de cursos de primeiros socorros e combate a princípio de incêndios "Entre 2008 e 2010, tivemos 3.827 crianças que já receberam esse treinamento e estão ajudando a avaliar o solo em suas comunidades", completou Albino.

Outro que pediu a palavra foi o engenheiro Eduardo Luztosa, para criticar as ocupações irregulares nos morros. Ele sugeriu que a Prefeitura reveja a Lei de Uso e Ocupação do Solo para evitar construções de prédios nas áreas próximas a pontos de deslizamento de terra. Segundo Luztosa o ideal seria que a Secretaria do Meio Ambiente realizasse um reflorestamento nas encostas, repondo a vegetação especialmente na Nova Cintra, onde há apartamentos sendo construídos.

Para Barros, a audiência serviu para que a população tomasse conhecimento dos trabalhos da Defesa Civil. “Imagino como é difícil a situação da Defesa Civil monitorar mais de 15 morros em Santos, ainda mais num período em que as chuvas vieram acima da média esperada. Foi bom saber que existe treinamento feito aos moradores das áreas de risco. Também espero que a verba do PAC 2 realmente ajude a prevenir futuros deslizamentos”.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470