De Rosis reivindica melhorias no trânsito

Índice de mortes no trânsito é elevado

Na sessão do último dia 22/04/10, o presidente da Câmara, vereador Marcus de Rosis, apresentou requerimento solicitando melhorias à Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET), especialmente no que diz respeito às motocicletas.

Um levantamento feito pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aponta que a frota de motociclistas e motonetas de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Santos cresceu 9% em 2009, se comparada ao ano de 2008. Em relação ao número de habitantes dessas cidades, a proporção é de uma moto para cada 8 pessoas. O município com maior frota é Santos, com 57.473 veículos.

Outro dado importante ressaltado pelo vereador é que, no Brasil, acidentes com motos matam 10 mil pessoas por ano. Com base nisso, De Rosis solicitou que seja estudada a possibilidade de criar um programa de conscientização de motociclistas, visando educá-los em prol da melhor direção no trânsito, além de intensificar as fiscalizações com relação às carteiras de habilitação desses motoristas.

Além disso, De Rosis também questiona a qualidade das aulas que vêm sendo dados na formação dos motociclistas. “Muitos saem despreparados das autoescolas”.