De Rosis quer Teste de Audição em recém-nascidos

Se aprovado, teste será obrigatório

Testes de diagnóstico precoce em recém-nascidos, como o já conhecido Teste do Pezinho, são indispensáveis para a saúde dos bebês. Por isso, o vereador Marcus de Rosis apresentou Projeto de Lei que torna obrigatório a realização de teste de audição (audiometria) em recém nascidos, em todos os hospitais e maternidades do município.
Também conhecido como Teste da Orelhinha, o exame é fundamental para o diagnóstico precoce, pois pode revelar deficiência auditiva no recém-nato.

Dados da Sociedade Brasileira de Otologia indicam que de cada mil crianças nascidas no país, de três a cinco já nascem com deficiência auditiva. “Quando mais cedo diagnosticado de perda auditiva, mais chances de bons resultados com o tratamento precoce”, salienta De Rosis. Diferentemente do Teste do Pezinho, obrigatório em todo país, o Teste da Orelhinha ainda não consta como obrigatório na legislação brasileira. Porém, em algumas cidades, como por exemplo em Bauru, o teste já é aplicado em todas as maternidades.

Vereador Marcus de Rosis
Tel.: 3219.4281