De Rosis quer recursos do pré-sal para os esportes

Proposta será enviada a Brasília

Buscando recursos para beneficiar os projetos esportivos de todo o país, o presidente da Câmara de Santos, vereador Marcus de Rosis (PMDB), apresentou requerimento oficiado ao deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), relator da matéria que trata sobre a criação de um fundo social financiado com lucros da exploração do pré-sal, solicitando que estude a possibilidade de ampliar a proposta das áreas a serem contempladas pelo fundo social do pré-sal, incluindo os esportes, para que projetos esportivos possam ser financiados por tal fundo.

O projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para a criação de um fundo social financiado com lucros da exploração do pré-sal prevê que os recursos repassados à União sejam para financiar o que o governo chama de “atividades prioritárias”. São elas: combate à pobreza e desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e tecnologia e da sustentabilidade ambiental.

O fundo social será abastecido com os lucros da União nos contratos de partilha assinados com empresas para exploração do petróleo, de bônus a ser repassado na assinatura dos contratos e de parte dos royalties que cabem à União pela exploração dos recursos do pré-sal.

“O esporte tem sido um parceiro constante na educação de jovens e na melhoria da qualidade de vida de todos, especialmente da terceira idade. Por isso, entendemos que a área esportiva deveria ser também incluída no que o governo chama de atividade prioritária, podendo receber parte dos recursos do Fundo Social do pré-sal”, argumentou o vereador.

Lucinaira Souza Andrea
Assessoria de Imprensa - Vereador Marcus de Rosis