De Rosis defende dispositivo para melhor audição

Solicitação é para atender a rede pública

Na sessão do dia 6/05/10, o presidente da Câmara, vereador Marcus de Rosis, apresentou requerimento de nº 1697/2010, solicitando à Secretaria de Saúde de Santos que estude a possibilidade de implantar no sistema municipal de saúde da cidade a cirurgia de implante coclear.

Trata-se de uma cirúrgia para implante de ouvidos biônicos chamada implante coclear, quando um dispositivo eletrônico capta o som ambiente, codifica em sinais eléticos e passa aos enrvos auditivos, possibilitando a uma pessoa a capacidade de ouvir. “Esse procedimento melhora muito a qualidade de vida do paciente, proporcionando mudanças positivas na vida emocional, familiar, educional e inclusão social”, argumentou o vereador.

O implante é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mas tal procedimento ainda não é realizado em nossa região, por isso, o paciente de Santos é encaminhado a Central de Regulação de Vagas do Estado, que agenda consulta no Hospital das Clínicas ou na Santa Casa de São Paulo. Caso inserido no Sistema Municipal de Saúde de Santos, o mesmo poderia ser realizado nas dependências da Unidade Municipal Central de Referência Auditiva.