De Rosis cobra providências ao Ministro dos Portos

Falta de segurança preocupa vereador

A falta de segurança aos trabalhadores e a fragilidade do sistema de segurança do Porto de Santos fizeram com que o presidente da Câmara, vereador Marcus de Rosis (PMDB) apresentasse requerimento oficiando ao Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, bem como aos Ministérios Público Federal e Estadual, solicitando providências urgentes com relação a falta de segurança aos trabalhadores, abandono dos armazéns e presença frequente de prostituição, exploração sexual infantil, usuários e tráfico de drogas na zona portuária.

De Rosis formulou o questionamento baseado na reportagem do programa apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, o Repórter Record, exibido no último dia 26 de julho. “Quem assistiu, o programa Repórter Record, exibido todos os domingos após o Domingo Espetacular, deparou-se com uma assustadora e infelizmente realista imagem”, argumentou o vereador, lembrando-se também dos armazéns abandonados, sujeira, falta de segurança e de iluminação, que dividem espaço com garotas de programa, usuários de drogas, principalmente os dependentes de crack, e o risco permamente de contrair uma doença sexualmente transmissível, especialmente a aids, que entra em Santos pelo porto, vindo de diversos lugares do mundo, deixando a cidade entre os maiores indíces de HIV.

“Não podemos mais fechar os olhos ou ficar de costas para o porto de Santos, o maior da América Latina. Por ele, muitas riquezas entram e saem de nosso país. Mas é também nele que essa triste realidade mostrada brilhantemente pelo Repórter Record acontece diariamente, sem que absolutamente nada seja feito pelas autoridades portuárias e federais. É preciso cobrar uma posição séria e urgente das autoridades competentes, para revertermos essa situação que há anos só vem se agravando em nossa cidade”.

Presidente da Câmara pede mais rondas no porto

Na sessão legislativa do dia 10/08/09, o presidente da Cãmara e vereador Marcus de Rosis apresentou requerimento oficiando ao Delegado de Polícia Diretor do Deinter-6, Waldomiro Bueno Filho, e ao comandante do sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior, o tenente-coronel PM Armando Bezerra Leite, solicitando que intensifiquem as rondas na zona portuária de Santos.

“Não é nenhuma surpresa que a prostituição, a exploração sexual de menores e o tráfico de drogas são três aspectos comuns a nossa zona portuária”, salientou o vereador. Segundo De Rosis, o programa Repórter Record mostrou o abandono em que se encontra o porto e toda a região portuária, onde usuários e traficantes de drogas dividem espaço com o crianças e adolescentes que, a margem da sociedade, prostituem-se, sem muita esperança de um futuro melhor.

“Essas cenas são frequentes em nossa cidade, e precisam ser barradas, a preço de perder o total controle da segurança em nossa cidade. Nós, vereadores, representamos o povo santista e precisamos trazer a esta Casa a discussão dessas questões, e a indignação do santista com essa chocante realidade, que há anos só vem crescendo, sem que nada de efetivo seja feito. É preciso cobrar providências duras, sérias e urgentes das autoridades”.