Cursos técnicos voltarão à UME Fernando Costa

Garantia foi dada pela secretária de Educação

Quinze dias. Este é o prazo pedido pela Secretaria de Educação de Santos (Seduc) para avaliar quando será possível o retorno à UME Fernando Costa dos cursos técnicos do núcleo Zona Noroeste da UMEP Acácio de Paula Leite Sampaio, hoje realizados na UME Leonardo Nunes. A informação foi transmitida pela secretária de Educação, Suely Maia, à Comissão de Educação da Câmara e um grupo de alunos, durante reunião na segunda-feira (dia 4).

A audiência foi articulada pelos membros da comissão, formada pelos vereadores Reinaldo Martins (PT), Marcelo Del Bosco (PPS) e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), atendendo a pedido de um grupo de 30 alunos que esteve presente à sessão de quinta-feira (dia 31 de março).

Conforme relatos dos alunos, a UME Leonardo Nunes não dispõe de equipamentos básicos para as aulas e não oferece segurança, haja visto os constantes incidentes envolvendo alunos. O auge da preocupação deles foi um episódio envolvendo estudantes do Ensino Médio, na quarta-feira (dia 30 de março), que exigiu a presença da Polícia Militar.

Esses 15 dias, segundo Suely, são necessários para que técnicos da secretaria vistoriem a UME Fernando Costa – que funciona como um anexo da UMEP Acácio de Paula Leite Sampaio – e avaliem se a unidade está apta ou não a receber de volta os cerca de 160 alunos dos cursos do período noturno de Logística, Contabilidade e Petróleo e Gás.

“É certo que vocês (alunos) voltarão para lá. Mas é preciso que haja um pouco de paciência para que a escola tenha condições adequadas de recebê-los”, disse a secretária.

Suely ressaltou que, antes desse retorno, é preciso suprir a escola de infraestrutura, com as equipes administrativas e de manutenção, hoje inexistentes no período noturno. Para isso, ela pediu o apoio da Comissão de Vereadores no sentido de somar-se à secretaria nas solicitações junto à Administração Municipal por uma equipe suplementar à existente na UMEP Acácio de Paula Leite Sampaio, especificamente para atuar no núcleo da Zona Noroeste.

A comissão, por sua vez, comprometeu-se a apresentar conjuntamente a solicitação para o prefeito João Paulo Tavares Papa.

Ao final do encontro, ficou agendada uma nova reunião em 15 dias, nas dependências da UME Fernando Costa, na Zona Noroeste.

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182