Cuidados com mangueiras de gás

Inmetro vai editar cartilhas e folders orientando a população de maneira simples sobre o manuseio das mangueiras de gás domésticas, feitas de PVC.

Curtir

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai editar cartilhas e folders orientando a população de maneira simples sobre o manuseio das mangueiras de gás domésticas, feitas de PVC.

O material também deverá abordar cuidados com o botijão de gás e o regulador de pressão, objetivando que os usuários façam uso adequado desses produtos.

A informação foi transmitida ao vereador Benedito Furtado (PSB) pelo diretor de Qualidade do órgão, Alfredo Carlos Orphão Lobo, em resposta a requerimento do parlamentar, que pedia estudos sobre esses componentes tendo em vista os casos de animais domésticos que mordem as mangueiras e provocam vazamentos. Furtado destacou o caso ocorrido recentemente em Santos, quando um vazamento de gás, em virtude de mordidas de um cão na mangueira, levou ao acionamento dos Bombeiros e à necessidade de retirar os moradores do prédio.

O diretor do Inmetro revelou que não há no momento nenhum estudo para substituir o material com que são confeccionadas as mangueiras, até porque, segundo ele, o produto é adequado à sua finalidade, além do que uma eventual troca implicaria em custo para toda a população.

“O Inmetro entende que deve ser de responsabilidade do dono do cão a prevenção contra esse tipo de ocorrência, seja através do adestramento de seu animal de estimação ou pelo impedimento do contato dos mesmos com a mangueira de PVC plastificada”, destaca, acrescentando que os usuários devem se conscientizar sobre certas precauções na utilização do gás. Ele cita, entre esses cuidados, o fechamento da borboleta de registro do botijão toda vez que não estiver sendo utilizado o fogão, “e não somente quando o usuário for sair de casa”.

Impressos e internet – O diretor informa que o Inmetro vai preparar até o final do ano material educativo (cartilhas e folder) para informar de maneira simples, não apenas o procedimento quanto a danos à mangueira, mas também os relacionados ao botijão e ao regulador de pressão. Segundo ele, o material, além de impresso, estará disponível na home page do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e deverá ser distribuído à população pelos diversos organismos de defesa e proteção dos consumidores, inclusive pelo Instituto de Pesos e Medidas – IPEM.

Assessoria Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3211-4173 – www.beneditofurtado.com.br