Criatividade marca obras do Legislativo

Evento reuniu 40 crianças da ONG Pró-Viver

A abertura oficial das obras da sede do legislativo santista contou com a participação de 40 crianças da ONG Pró-Viver Obras Sociais e Educacionais que realizaram a pintura do muro externo no novo complexo. A atividade prá lá de criativa, aconteceu no dia (12/12/08), na Praça Tenente Batista de Miranda s/n (antiga sede do Corpo de Bombeiros). Antes de pintarem o muro, as crianças tomaram um lanche e ficaram sabendo do propósito da atividade.

O evento, denominado “O Muro Histórico da Câmara”, é uma atividade lúdico-educativa promovida pela Galvão Engenharia S/A responsável pelas obras em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal. Estiveram no evento o segundo vice-presidente da Câmara, vereador José Lascane e o primeiro secretário, vereador Marcelo Del Bosco Amaral que representou o presidente Marcus de Rosis.

Para o presidente do Legislativo, vereador Marcus de Rosis (PMDB) a iniciativa proporciona uma maior integração entre a comunidade que reside próximo a futura sede da Câmara. “Percebemos que moradores e comerciantes vêm apoiando a idéia de revitalização e reconstrução de um patrimônio histórico tão importante para a cidade.

As obras estão previstas para começarem no primeiro semestre de 2009. A nova Câmara terá 4.300 mil m2 de área construída, sendo 1.015 m2 de área restaurada. O projeto que tem a assinatura do arquiteto Ney Caldato consiste na construção de três pavimentos, auditório e plenário e sala de exposição, além de 24 gabinetes para uso dos vereadores – com recepção, banheiros e estacionamento no subsolo para até 50 vagas. O projeto contemplará ainda local para receber equipamentos para a modernização da TV Legislativa.

O presidente do legislativo considera, ser este, um momento histórico para a cidade que verá um problema solucionado. Ele se refere ao atual local onde fica o anexo da Câmara, na Rua XV de Novembro, 103/109, no Centro. “A despesa com a manutenção é interminável, além dos gastos com aluguel. Não é justo a população continuar arcando com um custo que já passou de R$ 10 milhões de reais, desde 1999 quando a Câmara se instalou no local”.

IPT aponta necessidade de intervenção em rocha

O Instituto de Pesquisas Técnológicas do Estado (IPT)  concluiu neste mês (dezemro) o laudo sobre a necessidade de intervenção na rodcha do sopé do Monte Serrat, na área onde será construída a nova sede da Câmara.

Segundo o engenheiro Elizeu Cação, que acompanha os trabalhos de execução da obra para a Câmara, o relatório apontou alguns pontos necessários para garantir a segurança na encosta do morro, porém, intervenções estas que não devem comprometer o andamento do serviço a ser executado nos próximos meses, garantiu o engenheiro.

Uma pedra situada próxima a encosta, segundo os técnicos exige uma atenção especial, mas que não apresenta risco. A recomendação é que seja feita ações de caráter preventivo. O relatório será encaminhado para a Prefeitura e para a Defesa Civil do Município.

Cronograma

O cronograma original da obra, prevê duração de dois anos e cujo prazo se encerra em julho de 2010. O investimento para a construção da nova sede do Legislativo foi orçado em torno de R$ 14 milhões. Vale lembrar que só a despesa com aluguel do atual prédio anexo na Rua XV de Novembro, é de cerca de R$ 58 mil mensais, além dos gastos com manutenção.