Crianças e adolescentes no Legislativo

Visite a Câmara recebe escolas de fundamental e médio

Ao contrário do que muitos pensam, a política está cada vez mais presente na vida dos jovens nos dias atuais, principalmente nas escolas. Projetos aproximam a juventude da vida pública. Como o do Colégio Jean Piaget, onde os alunos entre nove e 10 anos do 4º ano do Ensino Fundamental I estudam a cidade de Santos em todos os âmbitos, incluindo as esferas políticas do Executivo e Legislativo. E da Escola Estadual Antônio Ablas Filho, do qual alunos do Ensino Médio, entre 15 e 17 anos, escolhem uma matéria eletiva para cursar, sendo uma das opções a disciplina “Que país é esse”, cujo conteúdo é o estudo da política.

Através do projeto visite a Câmara, os alunos das duas escolas visitaram a sede do Legislativo Santista. Pelo menos 90 alunos do Jean Piaget vieram e foram recebidos pelo vereador Kenny na segunda-feira (05/06) e do Ablas na terça-feira (06/06) e foram recebidos pelo vereador Boquinha.

As crianças demonstraram inteligência para Kenny, fazendo desde perguntas como “Qual o papel de um vereador e quantas horas ele trabalha?”; ou “Você prefere ser vereador ou professor”, até questionamentos que poderiam ser feitos por adultos “Por que há tanta diferença entre as escolas públicas e particulares?”. Kenny comentou também sobre a importância do projeto Visite a Câmara. “A política está do jeito que está por conta do distanciamento e pela falta de conhecimento, e um projeto assim incentiva a participação da nova geração e isso é fundamental”.

Já Boquinha trouxe uma conversa prática para os adolescentes, utilizando de exemplos de situações que realmente aconteceram nesta e em gestões anteriores da Câmara para ilustrar as funções de um vereador. Ainda ressaltou a importância dos jovens (muitos deles já tem idade eleitoral) a respeito do voto. “Nós temos que votar, esse descrédito que a juventude tem com a política é muito ruim, beneficia aqueles que têm maior poder aquisitivo e os que estão há muito ocupando cargos públicos”.

Se for depender dos jovens que estavam ali presentes, o engajamento será cada vez maior. Para Matheus Goes, de 15 anos, aluno do Ablas, para ser um bom cidadão, é necessário ter um conhecimento mínimo à respeito da política “O projeto Visite a Câmara é importante porque aproxima os jovens da vida política e nos faz ter uma noção de como funciona no resto do Brasil”.

Álbum de Fotos