Corredor ecológico é aprovado pela Câmara

Agora depende de aprovação do Executivo

A fauna e aflora dos morros de Santos poderão ser protegidas e beneficiadas por uma legislação que prevê a criação do sistema de Corredores Ecológicos. A propositura, de autoria do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), foi aprovada pela Câmara de Santos durante a última sessão, que aconteceu nesta segunda-feira (22/11/10).

Se a propositura for sancionada pelo Executivo, os Corredores Ecológicos interligarão um trecho de mata a outro, para que as áreas protegidas por lei não fiquem isoladas. Desta forma, espécies nativas, em especial as terrestres, poderão circular em diferentes espaços, já que eles estarão unidos pelo corredor.

A intenção do projeto de lei criado pelo peemedebista é incrementar o turismo ecológico ao mesmo tempo em que a biodiversidade dos morros santistas é preservada. “Essas interligações poderão ser feitas com a plantação de mudas de árvores nativas da mata atlântica, inclusive frutíferas, para que os animais sejam atraídos pelo alimento e, conseqüentemente, circularão por todo o curso dos corredores.

Com isso, ao mesmo tempo em que beneficiaremos nossa biodiversidade, poderemos potencializar o turismo nos morros, mostrando aos nossos visitantes (em trilhas na mata) que Santos, além de ser uma cidade bela e desenvolvida, guarda uma rica biodiversidade, bem próxima ao centro urbano”, explicou Banha.

O parlamentar justificou sua propositura, que foi apresentada em plenário dia 7 de outubro, dizendo que o resquício de mata atlântica, que os morros da cidade guardam, é o lar de diversas espécies de animais, como o tucano de bico verde, o lagarto teiú, sagüis de tufo branco, gambás, quatis, bichos preguiça, jararacas e até mico leão da cara dourada.

“Toda essa riqueza precisa ser preservada. Se o projeto de lei for sancionado pelo prefeito contaremos com mais uma forma de garantir melhor qualidade de vida à nossa fauna é instituindo no município uma versão dos corredores ecológicos, que de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, é um importante meio para a conservação florestal”.

Emendas parlamentares

O vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) apresentou emendas parlamentares para os projetos Equoterapia e Salva Surfe, além de destinar verbas para as obras da Regional do Centro.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3219-6419