Corredor de ônibus é tema de reunião na CET

Encontro reuniu vereadores e presidente da CET

Curtir

Os agentes de trânsito começarão na próxima segunda-feira (6/06/09) a multar os motoristas infratores que estacionam na avenida Ana Costa no período das 6 às 9 horas.

Os parlamentares Adilson Jr (PT), Arlindo Barros (PSDB), Hugo Duppre (PMN) e Sadao Nakai (PSDB) integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para abordar temas ligados ao trânsito santista se reuniram na terça-feira (30/06/09) com o presidente da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), Rogério Cranstschaninov, no intuito de esclarecer dúvidas quanto ao corredor de ônibus da avenida Ana Costa bem como apresentar reclamações diversas de munícipes.

Questionado sobre a implantação do corredor de ônibus no sentido praia-centro, que começou a operar no último dia 22 no horário das 6 às 9 horas, o presidente da CET enfatizou que a decisão foi embasada em prévio estudo e que o intuito é a melhoria das condições de mobilidade da região. “Esse corredor é um piloto, ainda estamos em fase de teste e de adaptação, porém o retorno que nos chega é positivo, queremos conquistar a confiança dos usuários e isso vem acontecendo”, e comenta, “sabemos de casos onde o munícipe que utilizava outra linha passou a usar ônibus desse percurso porque é mais rápido”.

Santos é um município de 418 mil habitantes e a quantidade de veículos licenciados somam mais de 260 mil, em uma proporção de um veículo para cada 1,6 habitantes. Com esses dados em mãos e sabendo que a frota cresce a cada dia e, conseqüentemente, que os usuários de transporte urbano diminuem o presidente da CEV, vereador Adilson Jr, questionou sobre os constantes congestionamentos e o funcionamento dos semáforos. “A CET falou sobre a sincronia dos semáforos, isso realmente está acontecendo?”.

“Possuímos sincronias diferentes que vão de encontro aos dias e horários de maior fluxo, além disso, possuímos controle de demanda de veículos que é realizado através dos agentes. Eles passam as informações à base, porém é difícil cobrir toda a cidade. No total possuímos em Santos 350 pontos com semáforos”, explica o presidente da CET.

Os motoristas que costumam estacionar na avenida Ana Costa no período das 6 às 9 horas devem ficar atentos a partir da próxima segunda-feira (6), visto que os agentes de trânsito começarão a aplicar multas ao infratores. Já para aqueles distraídos que acabam por invadir o corredor, a tolerância como período de orientação deverá permanecer por mais alguns dias.

Outras avenidas poderão contar com corredores de ônibus

De acordo com informações da CET na qual o número de passageiros dos ônibus seletivos vem aumentando ao longo dos anos, sendo que desses usuários 70% utilizavam veículos individualmente, e que ao contrário dos seletivos a demanda de passageiros nos ônibus convencionais vem diminuindo, a Companhia resolveu desenvolver mecanismos que incentivem o uso do transporte coletivo.

“Para isso, pensamos em agilizar o percurso, e o corredor de ônibus é uma ferramenta. O corredor da Ana Costa é um piloto de onde poderemos avaliar a funcionalidade dessa alternativa”, esclarece Rogério Cranstschaninov.

Um segundo trecho que já está sendo estudado para a implantação do corredor de ônibus é o sentido inverso da avenida Ana Costa, em horário de final de tarde a ser definido. Ainda há a possibilidade, porém sem previsão tendo em vista que há demanda de outras ações que incluem obras, da implantação na avenida Nossa Senhora de Fátima, ligando a Zona Noroeste ao terminal do Valongo.

“Creio que numa avaliação geral a reunião foi proveitosa. Pudemos esclarecer várias dúvidas para passarmos a população quanto ao corredor de ônibus, bem como apresentar demais reclamações e sugestões. Saímos com o comprometimento do presidente da CET em verificar nossas solicitações e tomar as devidas providências”, concluiu o presidente da Comissão, vereador Adilson Jr.

Jornalista responsável:
Lara Seixas – MTB: 45.103
Assessoria de imprensa de vereador Adilson Jr.
(13) 8117.8203 / 7810.3672 / id 96*16503