O Plano Municipal de Saneamento Básico e o convênio a ser firmado pela Prefeitura de Santos e a Sabesp deverão ser acompanhados por uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), requerida pelo vereador professor Reinaldo Martins (PT) na sessão de quinta-feira (dia 10). A solicitação está incluída na Ordem do Dia da próxima sessão.
Na visão do vereador, a execução do convênio, que foi autorizado pela Câmara, não respeita critérios lógicos, como, por exemplo, o não esclarecimento de quais serão os projetos a serem desenvolvidos pela Sabesp na Cidade.
Parque Tecnológico
Reinaldo apresentou ainda requerimento de constituição de uma Comissão Especial para acompanhar a implantação, o desenvolvimento e a expansão do Parque Tecnológico de Santos, bem como dos programas e projetos já existentes e ainda a serem realizados na Cidade.
Festa
Atendendo a uma solicitação do movimento cultural da Cidade, Reinaldo apresentou também um projeto de lei alterando o mês de realização do Festival Santista de Teatro (Festa). Atualmente, o evento acontece em setembro e pela proposta passaria a ser realizado em abril.
Segundo o vereador, em setembro há um acúmulo de atividades culturais na Cidade, sobrepondo eventos e incompatibilizando datas. A proposta conta com a concordância do secretário de Cultura, Carlos Pinto.
Reverência
Antes de finalizar sua fala, Reinaldo fez uma menção a dois notáveis cidadãos santistas, falecidos em janeiro, ambos ligados à comunidade portuguesa, e que tiveram relevantes serviços prestados à comunidade do Município: o senhor Manoel Joaquim Campos e o professor Jorge Rodrigues do Valle.
O vereador destacou que Manoel Joaquim Ramos teve uma história de vida fantástica, atrelada à cultura, à política e ao radialismo da Cidade, e ao folclore português. Os dois se conheceram quando Reinaldo esteve à frente da Secretaria de Cultura de Santos. “Ele sempre desenvolveu trabalhos extraordinários. Eu, enquanto secretário, sempre apoiei as suas ideias, pois nunca nos pediu nada que não fosse da relação comunidade-Poder Público”.
Apesar de pouco conhecer o professor Jorge do Valle, diretor da Escola Politécnica Treinasse, Reinaldo ressaltou que aprendeu a respeitá-lo por razões políticas, embora nunca tenha tido uma relação direta com ele. “Ele sempre deu apoio logístico àqueles que lutavam contra a Ditadura Militar em Santos, abrindo as portas de sua escola para a realização de reuniões do movimento resistente ao regime. Uma pessoa anônima, discreta, que deu uma contribuição fenomenal para a luta democrática da nossa Cidade”.
Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182
reinaldomartins@professorreinaldo.com.br