Contrários à transferência da Santa pedem apoio aos vereadores

Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima estiveram na Câmara

Curtir

Integrantes do grupo Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima do Porto de Santos estiveram na Câmara nesta segunda-feira (dia 19 de setembro). Durante a sessão ordinária, eles pediram apoio dos vereadores para impedir o remanejamento da Santa, da praça na região de Outeirinhos para o cruzamento das Avenidas Perimetral e Senador Dantas.

A coordenadora do grupo, Maria Alice de Almeida Leça, considera a mudança absurda. “Nós queremos que a Santa permaneça no local. Há 60 anos (que serão completados no dia 13 de dezembro) ela está lá. Agora querem colocá-la num cubículo”.

Todo dia 13 de cada mês, os Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima do Porto de Santos realizam procissão. A caminhada, que parte da Igreja da Aparecida e segue até a Santa, acontece há mais de 30 anos e reúne em média 100 pessoas.

Agora o grupo está coletando assinaturas contra a transferência, que foi decidida pela Codesp sem consulta a população, aos portuários e aos devotos. A reivindicação dos integrantes do grupo foi apoiada pelos vereadores. Alguns se manifestram contrários à mudança.

Inconformado com o remanejamento, o vereador Benedito Furtado (PSB) apresentou requerimento, no começo do mês, pedindo o tombamento da praça onde fica a Santa. Em 2005, o vereador Manoel Constantino (PMDB) já havia indicado ao prefeito João Paulo Tavares Papa a necessidade de tombamento da imagem.