Contaminação da areia dos parquinhos preocupa

Parlamentar pedirá providências em plenário

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 12/08, a Câmara Municipal de Santos votará Requerimento que pede urgentes providências com relação à contaminação da areia das praias de Santos. O Requerimento é de autoria do Vereador Braz (PPS). Preocupado com essa contaminação há mais de dois anos, Braz apresentou pela terceira vez em Plenário Requerimento solicitando providências e sugerindo a salinização da areia, conforme estudo da bióloga Silvana Rocha.

O assunto ganhou repercussão após a publicação nos Jornais Folha de S. Paulo e A Tribuna de estudo feito pela CETESB, que revela que a areia da praia está mais contaminada do que a água do mar, de acordo com as amostras coletadas.

Braz, que acompanha os debates do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) desde o início do mandato, levantou a discussão em maio de 2008, através do Requerimento nº 2028/08. Na ocasião, o parlamentar solicitou ao Executivo providências a respeito do trecho da praia onde localiza-se o parquinho sugerindo a salinização da areia, pois tratava-se de área de grande contaminação por parasitas e protozoários, causadores de doenças de pele e problemas intestinais no caso de ingestão da areia; de acordo com palestra da bióloga Silvana Rocha proferida em reunião do Comdema.

Sem ter obtido resposta, Braz apresentou novo Requerimento em agosto de 2009 repetindo os questionamentos, desta vez pelo artigo 58, que obriga o Executivo a responder a propositura em até 30 dias. A resposta limitou-se à limpeza das praias e campanhas de conscientização, mas não incluiu medidas de neutralização da contaminação da areia causada por parasitas.

“O que causa estranhamento é que há dois anos aprovamos Requerimento abordando justamente essa questão. O alerta foi feito e nenhuma providência foi tomada”, ressalta o Vereador. Esperamos que com a aprovação deste novo Requerimento, a Secretaria do Meio Ambiente tome todas as medidas necessárias para controlar essa contaminação, que põe em risco a saúde de todos que freqüentam a praia, mas principalmente de nossas crianças”.

Gabinete do Vereador Braz
3219-2168 / 3211-4181