Contabilista comemora seu dia na Câmara

Profissionais e empresas de contabilidade participam, na Sala Princesa Isabel, da sessão solene que homenageia a categoria. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcus de Rosis.

A Câmara Municipal de Santos comemorou nesta quarta-feira, dia 25, em sessão solene, na Sala Princesa Isabel, o Dia do Contabilista. A data atende à lei municipal nº 767 de 19 de setembro de 1991 e foi presidida pelo vereador Marcus de Rosis (PMDB).

O Sindicato dos Contabilistas de Santos, que representa aproximadamente 2900 profissionais da Baixada Santista, escolheu o contabilista Carlos Alves de Queiroz como o orador oficial do evento.

Compareceram a solenidade o delegado do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ynel Alves de Camargo, a presidente do Sindicato dos Contabilistas, Daisy Christine Hette Eastwood, o vice-presidente da Associação dos Contabilistas de Santos, Ronald Monteiro e o vice-presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Flávio Gonçalves Pacheco.

Carlos Alves de Queiroz lembrou em seu discurso que a data não surgiu por meio de decreto, mas com raízes profundas da história e não de uma obrigação burocrática costumeira. "A homenagem que fazemos aos profissionais contabilistas é feita pelo grande reconhecimento e pela simples afirmação da vontade de um único homem: o senador João Lyra, figura suprema em nossa classe contábil", disse.

O presidente da Câmara, Marcus de Rosis, encerrou a solenidade dizendo que "comemorar uma data ou aniversário é trazer à memória, fazer recordar de forma solene e festiva um determinado momento. O dia 25 de abril é um desses dias que merece uma comemoração de forma toda especial. É o dia do contabilista, profissional de cujo trabalho dependem as empresas e demais entidades sob os mais variados aspectos. O profissional da contabilidade tem sido continuará sendo indispensável à sociedade".

Data
Os profissionais da contabilidade do início do século XX, já sentiam a necessidade de se organizarem para colocar a contabilidade no seu verdadeiro pedestal; deixando o então guarda-livros para atender exigências mais técnicas de nosso primeiro Código Comercial Brasileiro, de 25/06/1850. "

Em 1916, o senador João Lyra Tavares já defendia no Senado a conveniência de se regularizar o exercício da profissão, acentuando a merecida e geral confiança nos profissionais da contabilidade, e foi ele que, em 25/04/1926, no Hotel Términus, em São Paulo, num memorável almoço, agradecendo as homenagens que lhe prestavam os contabilistas daquele Estado afirmou a certa altura: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”. Estava instituído o “Dia do Contabilista”, não por decreto, mas por afirmação da vontade de um homem, que os seus colegas transformaram em realidade.

Mesmo com toda a luta do senador João Lyra Tavares, de Carlos de Carvalho e tantos outros profissionais que engrandeceram a classe, a regulamentação do ensino comercial no Brasil só ocorreu em 30/06/1931, com o advento do Decreto n° 20.158. Todavia, o dia mais marcante para a classe contábil foi o da assinatura da Lei n° 9295/46, quando a classe assumiu a sua maioridade.