Constantino pede que situação da Saúde seja discutida

Requerimento foi aprovado pela Câmara

O líder do Governo na Câmara, vereador Manoel Constantino (PMDB) pediu que o Legislativo santista formule convite para que o secretário de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues Filho, e o diretor regional da Saúde, José Ricardo Di Renzo, sejam convidados para prestar esclarecimentos sobre a situação da Saúde em Santos e em toda a região da Baixada Santista.

O vereador, que aprovou requerimento nesse sentido na sessão de segunda-feira, dia 1º de março, quer, em especial, que ambos abordem a quantidade de leitos disponíveis e ociosos e os planos de investimentos para o setor, tendo em vista as constantes reclamações da população. A data e horário da visita das duas autoridades ainda serão marcados.

Constantino disse que constantemente há reportagens na imprensa, denunciando os problemas no atendimento médico à população, praticamente em toda a rede pública de saúde “e não apenas em Santos, mas na região como um todo”. Ele é de opinião que, em Santos, as dificuldades, tanto nos hospitais quanto nos postos de saúde, teriam origem na demanda gerada por moradores de outros municípios. Ele lembrou que a região conta com 3.229 leitos hospitalares, dos quais 1.949 em Santos.

Segundo o vereador, como algumas localidades não fornecem sequer o atendimento básico, as pessoas se deslocam para Santos, onde a rede possui melhor infraestrutura.  Constantino ressaltou que nessa reunião deve tentar ser identificada a origem de todos os problemas que vêm afetando o atendimento da população e tentar resolvê-los de forma conjunta.

Recentemente, o prefeito João Paulo Tavares Papa admitiu que a situação é crítica, afirmando que “a Saúde está à beira do colapso”.
Os convites ao secretário e ao diretor regional devem ser encaminhados esta semana pela Câmara.