Conselho da Paz dará margem à Fórum de debates

Arlindo preside comissão sobre esse tema

Curtir

Foi realizado no dia 1° de dezembro na Avenida Senador Feijó n° 513 no bairro da Vila Matias a audiência pública voltada para a criação do Conselho da Paz. A idéia do encontro veio através da CEV sobre o tema presidido pelo vereador Arlindo Barros (PSDB).

A primeira a discursar foi Helena Lourenço da ONG Abrasoffa. Ela explicou a importância da criação do Conselho da Paz e da parceria que vai ser feita com a ONU e a UNESCO, trabalhando junto com o município de Santos "Um dos objetivos será trabalhar com a prevenção da violência nas camadas sociais". Lourenço será responsável pelo relatório mundial sobre a violência nos países de língua portuguesa junto a UNESCO "Santos historicamente teve forte participação em eventos sociais e hoje estamos marcando mais um passo em relação à força da cidade".

Outra palestrante foi Lourdes Velasques, ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso. Ela entende que a comunidade deve se pronunciar e ajudar na questão de como deve ser o Conselho "Tem que ser organizado utilizando as características de Santos, com a cara da nossa cidade em todos os detalhes".

Para o vereador Arlindo Barros o resultado da audiência foi positiva "Foi decidido uma reunião para elaborar a criação de um Fórum para que sejam enviados projetos e de como deve ser o Conselho da Paz em Santos" A data para o encontro é 19 de janeiro 2010. Além disso, o parlamentar vai apresentar uma proposta de construção de políticas públicas preventivas na área social, desenvolvimento econômico e urbana, focalizada na construção de diagnósticos, como situação econômica, saúde, estrutura familiar, condições habitacionais, transporte, acesso ao lazer, esportes, relações comunitárias entre jovens, ocupação de jovens, oportunidade de empregos, entre outras. "Vou apoiar o projeto, pois entendo que é importante a cidade ser uma das pioneiras no conselho", diz Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43. 216 // (13) 9704-4470