Confira a homenagem Personalidade Masculina de 2006

Evento aconteceu durante sessão solene na Sala Princesa Isabel

Evento aconteceu durante sessão solene na Sala Princesa Isabel

Por meio de Decreto Legislativo, de 07/04/97, a Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira (10), na Sala Princesa Isabel, a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Personalidade Masculina do ano de 2006. Presidida por Marcus de Rosis, presidente do Legislativo Santista, o evento contou com o secretário municipal para Assuntos Portuários, Sérgio Aquino que representou o prefeito João Paulo Tavares Papa.

Na ocasião, o vereador Reinaldo Martins homenageou o artista plástico Fabrício Lopez. Santista, ele foi o primeiro a vencer uma bienal de Artes Plásticas em Santos e também ganhou ano passado o prêmio PAC – Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo.
Já o vereador Fábio Nunes, dedicou sua homenagem ao diretor superintendente da Embraporte, Mozart Miranda Mendes. Mineiro ele desenvolveu grandes projetos em parcerias com empresas nacionais e internacionais, tanto na área rodoviárias, como no setor elétrico.

O terceiro homenageado da noite foi o empresário baiano, Antonio Carlos Duarte Sepúlveda. Desenvolveu operações portuárias em diversos portos. Na cidade atuou na Santos Brasil e atualmente é conselheiro do CAP  do Porto de Santos, Diretor do OGMO e ainda atua em diversas atividades de classe. A escolha dos homenageados ocorre por meio de uma Comissão Especial de Vereadores.

Confira abaixo o discurso do vereador Fábio Nunes
 Homenagem a Mozart Miranda Mendes

“Personalidade Masculina do ano de 2006”

Senhor Presidente,
Excelentíssimos Senhores Vereadores componentes da Comissão constituída para a indicação dos três homenageados com a distinção de personalidade masculina do ano 2006.
Minha especial saudação aos Ilustres homenageados desta noite, Senhor Fabrício Lopez, Senhor Mozart Miranda Mendes e Senhor Antonio Carlos Duarte Sepúlveda, seus parentes, amigos e colegas de trabalho aqui presentes.
Minhas Senhoras e meus Senhores.

Coube a nós o honroso mister de dirigir saudação ao Ilustre Administrador de Empresas Mozart Miranda Mendes, indicado pela Comissão Especial de Vereadores, e escolhido pelo Plenário da Câmara Municipal de Santos, como Personalidade Masculina do Ano de 2006.

Nascido em Pará de Minas, Minas Gerais, em 1950; é o quarto de oito filhos de Dona Branca e do falecido Sr. Dico Mendes, a quem tomamos a liberdade de estender in memoriam as justas homenagens desta noite por ocasião da passagem do Dia dos Pais, convictos da imensa satisfação de cumprimento do dever, e porque não dizer, do orgulho e

felicidade, que sentem todos pais quando educam e criam seus filhos para se tornarem cidadãos probos e atuantes, como são os ilustres homenageados desta noite.

Casado com Maria Cristina, companheira incansável, verdadeiro arrimo e porto seguro ao longo de toda a laboriosa vida de nosso homenageado, pai de 4 brilhantes filhos, dos quais muito se orgulha e avô de maravilhosos três netos (como são maravilhosos todos os netos - para os avós pelo menos).

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1972, já no primeiro ano de faculdade iniciou sua vida profissional na Arthur Andersen & Co., na época a maior empresa de auditoria e consultoria, o que lhe abriu grandes oportunidades de trabalho.

Em 1981 foi contratado pela Mendes Junior International Co. para trabalhar na Filial do Iraque, onde residiu durante cinco anos com sua família e assumiu as funções de administração, finanças e controle da Filial, gerenciando contratos de aproximadamente US$ 2 bilhões.

Já pela Mendes Junior Engenharia, retornou ao Brasil em 1986, ocupando diversas funções de relevância nas áreas de controladoria e engenharia, envolvendo-se com os mais variados projetos de desenvolvimento no Brasil. Em 1996 assumiu a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Servix Engenharia, e desenvolveu grandes projetos em parceria com empresas nacionais e internacionais, tanto na área rodoviária, como no setor elétrico.

Em todos estes projetos se destacou a preocupação ambiental, já que todos envolveram intervenções em áreas sensíveis.

Neles, ocupou representação nos Conselhos de Administração das empresas especialmente constituídas para implementá-los e operá-los.

Em 2004, foi convidado pelo Grupo Coimex para liderar a implantação do projeto da EMBRAPORT, em Santos. Trata-se do maior investimento na área portuária, em andamento no Brasil.

O projeto está sendo implantado em área de grande impacto, já que se encontra em ambiente de alta biodiversidade, envolvendo a Mata Atlântica, restingas, manguezais e o estuário, na proximidade de importantes Unidades de Conservação, e na presença de comunidades tradicionais e pescadores artesanais.

Além disto, a área apresenta uso intensivo, pois tem o maior porto da América Latina e o maior pólo industrial do Brasil (Santos, Cubatão e Guarujá), além de turismo e pesca.

O grande desafio enfrentado por nosso homenageado foi o de, a partir do projeto básico e do Estudo de Impacto Ambiental, identificar com precisão os impactos da implantação e buscar ganhos ambientais, conquistados com aperfeiçoamento do projeto.

Além disto, foram desenvolvidos diversos programas de conservação visando a preservação do manguezal e das matas de restinga remanescentes.

As obras de construção já foram iniciadas, com prazo de 4 anos para o inicio das operações.

Em razão de sua brilhante atuação profissional no desenvolvimento sustentável das atividades portuárias em Santos, a Câmara Municipal de Santos, distingue Mozart  Miranda Mendes como “ Personalidade Masculina do ano 2006”.

Uma salva de palmas ao Homenageado!

Fábio Nunes (Prof. Fabião)
              Vereador - PSB