Conferências municipais de saúde acontecem nos dias 26 e 27

Curtir
Acontecem nos dias 26 e 27 de abril, na Universidade Santa Cecília, a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Santos e a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O tema central será “Reconstruindo e Reunindo o SUS”, com o objetivo de traçar um plano para os próximos quatro anos (2025-2028) do Sistema Único de Saúde na cidade.

È fundamental a participação da população, que poderá apresentar propostas e contribuir para a construção de um SUS mais forte e de qualidade para todos os santistas.

O evento acontece na sexta-feira (26), a partir das 17h, e no sábado (27), a partir das 8h, na Universidade Santa Cecília.

Durante o encontro, os delegados discutirão e votarão propostas elaboradas em 40 pré-conferências realizadas por diversos setores da sociedade, como sindicatos, associações de bairro, universidades e a própria Secretaria de Saúde. Cada participante será designado para uma das 13 salas temáticas (confira a lista abaixo), onde temas específicos serão debatidos e as propostas serão colocadas em votação. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, respeitando o limite de capacidade de cada sala (40 pessoas) e a área de interesse indicada pela entidade que organizou a pré-conferência.

As 10 propostas mais votadas em cada sala temática serão então apresentadas na plenária final, no sábado à tarde. Já para a sala de Saúde do Trabalhador, não haverá limite de propostas.

Salas temáticas:
  • Controle Social, Gestão Participativa e Humanização dos Serviços
  • Gestão: Recursos Humanos, Financiamentos SUS, Insumos e Medicamentos
  • Atenção Primária em Saúde: UBS/USF e Consultório na Rua
  • Vigilância e Regulação em Saúde
  • Rede de Urgência e Emergência e Unidades de Terapia Intensiva
  • Rede de Atenção Psicossocial e Políticas Públicas de Atenção à Saúde
  • Rede Cegonha e Hospitais do Município
  • Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Reabilitação
  • Média e Alta Complexidades: Ambesps, Seimge, Ceos, Paivas etc.
  • HIV/Aids, tuberculose, hepatites e infecções sexualmente transmissíveis
  • Equidade na Saúde e saúde nas populações específicas
  • SUS Digital, Telessaúde e Novas Tecnologias no SUS