Conferência de Direitos Humanos levanta propostas

Encontro regional aconteceu em Santos

Curtir

"Ainda há muito preconceito e discriminação em nossa sociedade. A discussão sobre os Direitos Humanos é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária". A declaração é da vereadora Suely Morgado (PT), que representou o Poder Legislativo na abertura da Conferência Regional de Direitos Humanos realizada no dia 26, no auditório da UNIP.

O encontro teve ainda a presença do secretário-adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, Izaías de Santana, e de representantes da comissão organizadora da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos, marcada para os dias 22, 23 e 24 de agosto, na capital.

Durante a conferência regional, foram eleitos os delegados da Baixada Santiata para o encontro estadual. Foram escolhidos 21 delegados, respeitando-se o critério de paridade de gênero, além da proporcionalidade de 60% de representantes da sociedade civil e 40% do Poder Público.

Os participantes da Conferência Regional de Direitos Humanos foram divididos em grupos, tendo como base quatro eixos orientadores : 1- A universalização dos direitos humanos em um contexto de desigualdades; 2 - Violência, segurança pública e acesso à Justiça; 3- Pacto federativo e responsabilidades dos Três Poderes, da Defensoria Pública e do Ministério Público, e interação democrática entre Estado e Sociedade Civil; 4- Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Os debates foram em torno de propostas da região para as demandas sociais relativas às áreas de segurança, saúde, emprego, educação, meio ambiente, questões raciais e de gênero, acessibilidade, entre muitas outras, relacionando-as com o princípio da igualdade, direitos civis, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Os trabalhos nos grupos de discussão foram acompanhados por técnicos do CEPAM.

Gabinete: Vereadora Suely Morgado