Condições do lençol freático preocupam vereador

Fortes chuvas podem favorecer viroses

Compartilhe!

2 curtiram

Uma das razões para os vários casos de rotavírus em Santos pode ser explicado devido a contaminação do lençol freático, causada pelas fortes chuvas que caíram no mês de janeiro, pelo necrochorume, que é um líquido cadavélico encontrado nos cemitérios da cidade. A informação é do vereador Arlindo Barros (PSDB).

Barros entrou em contato com o geólogo e maior especialista no país sobre o assunto, Lezíro Marques Silva que apresentou uma possível solução para evitar maiores problemas com a contaminação de solo, principalmente nos dias de chuva.

Silva entende que, para preservar o lençol freático, é preciso realizar uma injeção gravitacional de soluções aquosas de substâncias oxidantes energéticas de implementação simples e de baixo custo em volta dos cemitérios.

O vereador entende que a questão do lençol freático deve ser resolvida de forma rápida, já que a resolução do CONAMA 402 dá o prazo até dezembro de 2010 para as prefeituras resolverem o problema da contaminação dos solos de cemitérios.

"Temos menos de um ano para acabar com a contaminação de solo e do líquido necrochorume. Não sei se teremos tempo suficiente, mas na volta do recesso, apresentarei um projeto que pode auxiliar nessa questão", diz Barros.
 
Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470