Comunidades negra criarão Comitê Regional

Vereador Adilson Jr quer a Câmara atuando

Curtir

Autoridades do Estado e da Baixada Santista ligadas à comunidade negra estiveram reunidas na manhã da última quinta-feira (14/01), na Câmara Municipal de Santos, onde decidiram pela criação do Comitê de Enfrentamento Regional do Racismo Institucional. O encontro foi motivado por um caso de descriminação e racismo com uma moradora da Cota 200 de Cubatão e seu filho de 7 anos durante período de compras num hipermercado de Santos, situado na avenida Ana Costa.

Tal acontecimento, que está tramitando no Ministério Público, serviu de estopim para que a sociedade civil organizada e as autoridades se unissem no intuito de dar início ao trabalho de conscientização. “Precisamos desconstruir a ideia de que o negro, principalmente para autoridade policial, é um elemento suspeito”, desabafou a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Roseli de Oliveira.

“Os empresários precisam se convencer de que o negro além de ser maioria no País é economicamente ativo. O comércio não vive somente da temporada de verão, quem mantém o faturamento das empresas é o negro assalariado, consumidor durante o ano inteiro”, completou Carmen Prisco, do Instituto de Pesquisas Comunitárias, Ações Solidárias e Estudos de Problemas Étnicos e Sociais, de Praia Grande.

AÇÕES - A criação de um Comitê de Enfrentamento Regional do Racismo Institucional, com reuniões mensais, que terá o objetivo de combater a descriminação racial, utilizando como ferramentas ações de conscientização ao poder público e privado, bem como orientação e apoio a sociedade civil, foi uma das principais resoluções desse primeiro encontro.

“O negro precisa saber dos seus direitos para que possa exigi-los e não hesitar no momento de efetuar uma denúncia”, comentou Elisa Lucas Rodrigues, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.

Outro ponto apresentado, no qual a secretária de Defesa da Cidadania de Santos, Ângela Sento Sé, se comprometeu a dar andamento será a elaboração do Plano Municipal de Ações Afirmativas, “usaremos como base as sugestões colocadas em conferências municipais da Comunidade Negra”.

O vereador Adilson Júnior (PT), único vereador negro de Santos, acredita que o Legislativo também possa dar sua contribuição. “Devemos atuar com mais freqüência por essa causa, serei parceiro nessa luta. Já passou da hora do negro ser reconhecido pela sociedade como cidadão que é, com direitos e deveres”.

A próxima reunião para dar andamento às resoluções e a efetiva criação do Comitê de Enfrentamento Regional do Racismo Institucional está marcada para o dia 18 de fevereiro, às 10 horas, na Câmara Municipal de Santos, na praça Mauá.

Jornalista responsável:
Lara Seixas – MTB: 45.103
Assessoria de imprensa de vereador Adilson Jr.
(13) 8117.8203 / 7810.3672/ id 96*16503