Complexo Legislativo terá início este ano

Futura sede da Câmara de Santos será finalmente concretizada

Ainda este ano a Câmara Municipal de Santos deverá dar início a obra tão esperada: a construção de sua sede própria. A apresentação do projeto foi feita durante uma coletiva à imprensa em julho de 2007 pelo presidente do Legislativo Marcus de Rosis (PMDB) e pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, Marcelo Del Bosco Amaral (PPS), no gabinete da presidência. As obras da sede definitiva, no imóvel conhecido como “Castelinho” - que durante anos foi ocupado pelo Corpo de Bombeiros na Rua Senador Feijó, na Vila Mathias devem iniciar no segundo semestre deste ano.

A Câmara terá 4.300 mil m2 de área construída, sendo 1.015 m2 de área restaurada. O projeto consiste na construção de três pavimentos, auditório e plenário e sala de exposição, além de 24 gabinetes para uso dos vereadores – com recepção, banheiros e estacionamento no subsolo para até 50 vagas. O projeto contempla ainda local para receber equipamentos para a modernização da TV Legislativa.

O presidente da Câmara considera um momento histórico para a Cidade que verá um problema solucionado. Ele se refere ao atual local onde o Legislativo está abrigado, na Rua XV de Novembro, 103/109, no Centro. “Desde 1999 já gastamos quase de R$ 10 milhões de reais só de aluguel, além das despesas de manutenção, uma vez que o local apresenta problemas de vazamentos e infiltrações”. Ele ressaltou que com a nova sede o Bairro da Vila Mathias será beneficiado, é que estão previstas obras de reurbanização. O local também contará com o trajeto do bonde. A construção da nova sede será de responsabilidadea Galvão Engenharia S/A, empresa de São Paulo vencedora da licitação. O projeto tem a assinatura do arquiteto Ney Caldatto.