Comissão se reúne com caminhoneiros na Câmara

Assunto foi a ocupação de terreno da SPU

A Comissão Especial de Vereadores da Câmara de Santos que trata das questões portuárias se reuniu na última sexta sexta (dia 11/06), na Sala Princesa Isabel com autoridades da área portuária e com os caminhoneiros que ocuparam o terreno da SPU na Alemoa. O objetivo foi discutir a situação e tentar encontrar uma saída para o impasse, que se agravou depois que a SPU entrou com ação na Justiça pedindo reintegração de posse do imóvel (já concedida).

O vereador Manoel Constantino (PMDB), presidente da Comissão, vem tentando intermediar uma solução para o problema, mas diante da falta de perspectivas, resolveu convocar a reunião, para a qual foram convocados o coordenador da SPU em Santos, Sérgio Martins, o presidente do CAP – Conselho da Autoridade Portuária, Sérgio Aquino, e a diretoria da Codesp. Os caminhoneiros que ocuparam a área e representantes da categoria também estarão presentes.

“A nossa intenção é discutir o assunto em profundidade e encontrar uma saída que não prejudique ninguém, nem as autoridades do Porto, nem a SPU e muito menos os caminhoneiros, que já sofrem com os congestionamentos na entrada da cidade e não têm qualquer assistência depois que chegam aqui”, afirma Constantino.

Além do vereador peemedebista, a CEV é formada também pelos vereadores Geonísio Aguiar, Benedito Furtado, Telma de Souza, Sadao Nakai, Antonio Carlos Banha Joaquim e Marcelo Del Bosco.

Terreno

O terreno ocupado pelos caminhoneiros há vários dias tem cerca de 230 mil metros quadrados e fica na Alemoa. O imóvel, pertencente à União, seria repassado pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU à Codesp. Antes que o contrato fosse assinado, os caminhoneiros invadiram a área, cansados de aguardar pela instalação de um estacionamento específico. A SPU decidiu, então, entrar na Justiça e pedir a reintegração de posse do imóvel, o que já foi concedido.

Segundo o vereador Constantino, o que os caminhoneiros querem é um compromisso por parte das autoridades portuárias de que será implantado um estacionamento nesse imóvel, o que não ocorreu até agora. Outra dúvida é quanto à destinação da área: há informações de que apenas parte do terreno seria transformado em estacionamento pela Codesp.