Comissão quer discutir impactos de empreendimentos imobiliários

Encontro acontece segunda-feira (17) na Câmara

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), da Câmara Municipal de Santos, que tem por objetivo discutir os impactos dos Grandes Empreendimentos Imobiliários na cidade, vai se reunir na próxima segunda-feira, dia 17/3/08, às 17 horas, no Salão dos Vereadores, para discutir a realização de udiência pública, já aprovada pelo Plenário, visando inciar as discussões acerca destes impactos com a sociedade e o setor imobiliário.

Na manhã do último dia (12/3), a Vereadora Cassandra, que preside a referida CEV, também integrada pelos vereadores Ademir Pestana, Fabio Nunes, Paulo Barbosa e Reinaldo Martins, realizou vistoria em algumas dessas grandes obras, visando já colher subsídios para os trabalhos da CEV.

A Vereadora, que há vários anos defende a necessidade de maior controle do uso e ocupação do solo da área urbana, acredita que chegou a hora da sociedade santista ser protagonista do processo de revisão da legislação urbanística, de forma a garantir um padrão de qualidade de vida aceitável para Santos. Este processo, historicamente vem sendo conduzido por representantes do setor imobiliário e o que se nota, atualmente, é um crescente descontentamento da população, com relação aos impactos ambientais das enormes torres que brotam por toda a zona leste da cidade.

Além dos impactos ambientais, alerta Cassandra, os impactos sócio-econômicos começam a preocupar, pois o valor de venda das unidades habitacionais produzidas nestes últimos anos vem alijando do mercado até mesmo parte considerável da classe média.

Para sair do campo do “achismo”, a CEV procurará ouvir a população, sobretudo a residente nos bairros mais atingidos pelos impactos das grandes obras, assim como técnicos da área de urbanismo, engenharia, promoção imobiliária e outros, de forma a poder formular propostas concretas de revisão da legislação urbanística. Neste sentido a audiência pública que deverá ocorrer ainda em abril, será o primeiro passo.

Assessoria da Vereadora Cassandra Maroni Nunes – PT/Santos
Rua XV de Novembro, 103/109 – CEP 11010-151 – Tel. (13) 32191890 Telefax. (13) 32194950
cassandr@uol.com.br - www.vereadoracassandra.com.br