Comissão discute ações no combate a violência contra a mulher

Vereadora Cassandra comandou os trabalhos

A Comissão Permanente dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, reuniu na última terça-feira (20/10), no salão de vereadores, um conjunto de entidades que atuam na Defesa dos Direitos da Mulher. O encontro teve por objetivo, discutir ações de combate e enfrentamento a violência contra a mulher.

Além da vereadora Cassandra Maroni Nunes que preside a Comissão e coordenou os trabalhos, estiveram presentes, representantes do vereador Marcelo Del Bosco, dos deputados estaduais Fausto Figueira e Maria Lucia Prandi, que coordena a Frente Regional para Enfrentamento da Violência contra a Mulher; dos Secretários de Saúde e Assistencia Social de Santos; da Comissão da Mulher,  OAB/Santos; do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Commulher) e do Departamento de Assuntos Legislativos (Deale), ligado ao Gabinete do Prefeito.

O encontro foi aberto com a avaliação de um balanço de ações já desenvolvidas pelo poder público, especialmente pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social da Prefeitura. Ambas atuam em atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica e na capacitação de profissionais de Saúde.

A vereadora Cassandra Maroni fez um relato da visita à Delegacia da Mulher na Cidade, que segundo ela, conta com uma boa estrutura física de atendimento, porém, desconhecida por grande parte da população. A parlamentar também ressaltou a importância da unidade contar com uma equipe interdisciplinar no atendimento, conforme prevê a Lei Maria da Penha.

Os participantes falaram da preocupação diante dos altos índices de violência contra a mulher ocorridos em Santos. Chamaram a atenção para o fato de que ainda é pouco o envolvimento da sociedade na tarefa de denunciar.

Ficou claro durante o encontro, a necessidade de desenvolver atividades de enfrentamento e cobate a violência. Pensando nisso, a comissão decidiu que pela passagem do "Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher" a ser lembrado no próximo 25 de novembro, o município terá um conjunto de atividades. A próxima reunião está marcada para o dia 04 de novembro, às 15h no Salão de Vereadores da Câmara, que fica no primeiro andar do Paço Municipal.

Ações previstas:

-Lançamento de cartaz alusivo ao Dia 25 de Novembro, divulgando o novo endereço da Delegacia da Mulher.

-Instalação de tenda para coleta de assinaturas em Pról da Defensoria e Coordenadoria dos Direitos da Mulher da OAB  e Zona Noroeste.

-Campanha "Lenço Branco", contando com a participação do público masculino sensível à Defesa dos Direitos da Mulher, com caminhada  pelas ruas do Centro da cidade.

-Realização de curso de Promotoras Legais pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no dia 30/11