Comissão de vereadores quer validar bairros

Reunião será no dia 22, no Mercado Municipal

Vai ser realizado no dia 22/08/09 no Mercado Municipal, localizado na Praça Iguatemi Martins S/N° uma Audiência Pública com o objetivo de validar o Mapa Verde que foi elaborado pela comunidade do bairro do Paquetá e Vila Nova. Esse encontro está sendo organizado pela Comissão Especial (CEV) sobre o Terceiro Setor, presidida pelo vereador Arlindo Barros (PSDB) em parceria com a Rede Social de Santos.

O projeto Mapa Verde é uma iniciativa global de criação colaborativa de mapas que apontam a realidade e as necessidades locais, uma visão cidadã e diversificada sobre a região aonde mora. Neste mapa é feito o levantamento, por meio de questionários respondidos pela população das necessidades, passivos e ativos da comunidade. A idéia é que no futuro, esse mapeamento auxilie para a prevenção e melhora na condição de vida das pessoas. “É um mapa muito útil, que mostra visualmente indicadores da cidade. É também instrumento de educação popular e de integração. Representa viver a cidade de outra maneira”, diz o vereador Arlindo Barros.

Para Helena Beatriz Lourenço, mediadora da Rede Social de Santos e uma das colaboradoras do projeto, acredita que essa ação é o primeiro passo para uma auto estima dos moradores viver bem em um futuro próximo. “A idéia é promover a criação de um espaço cultural como fator de geração de renda, manter e preservar o resgate da identidade local e a promoção da economia visando favorecer o bem estar social e preservação do meio ambiente e seus recursos de forma sustentável”.

Depois de aprovado o projeto, o objetivo é confeccionar os mapas verdes e distribuir para todos os setores públicos, além de enviar aos secretários municipais. “A idéia é que a gente consiga realizar o mapa verde em todos os bairros de Santos”, diz Helena.