Comissão de Educação vistoria mais duas escolas

Unidades se ressentem da falta de professores

À espera de uma audiência pública para discutir as condições das escolas municipais - provavelmente a ser agendada para 23 de junho - a Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores de Santos visitou hoje (9) mais duas unidades de ensino. Em ambas, as maiores queixas foram sobre a falta de professores e as condições de infraestrutura.

Juntos, os vereadores Telma de Souza, líder do PT, e Marcelo Del Bosco (PPS), vistoriaram as escolas Edméa Ladevig, no Gonzaga, e Florestan Fernandes, no Embaré. Na primeira, os alunos se queixaram da falta de ventiladores nas salas de aula e da presença de goteiras em dias de chuva. Segundo o corpo docente, a sala de informática está desativada e não conta com instalação para internet. Os professores usam computadores pessoais, em casa, para acesso à intranet da Secretaria de Educação, onde colocam os dados como notas e frequência. A unidade tem 565 alunos, do sexto ao nono ano, em três períodos.

Reclamação comum às duas unidades visitadas, a falta de professores em número suficiente, a ausência de plano de carreira, de incentivo e valorização ao profissional de educação são os itens mais citados.

Na Florestan Fernandes há também problemas estruturais, como uma quadra esportiva sem ventilação, e elevador sem funcionar. As lousas apresentam rachaduras e furos. O local sofre também com a população de pombos. Há queixas ainda quanto ao mobiliário, tais como cadeiras e mesas antigos. No Florestan estudam 680 alunos, do primeiro ao nono ano, em dois períodos.

“A valorização do profissional é uma das principais queixas. Mesmo com o anunciado programa de manutenção, a Seduc terá ainda bastante trabalho para recuperar a autoestima dos profissionais e resolver problemas administrativos. Não vamos descansar enquanto a atenção não for a que os professores e as crianças merecem. Eles podem contar conosco”, afirmou Telma.

Maurici de Oliveira
Assessor de Imprensa - MTB 21503